Gestão de Fornecedores

Sistema para gestão de fornecedores: entenda por que utilizar

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

3 de janeiro de 2025

3 de janeiro de 2025

3 de janeiro de 2025

O sistema para gestão de fornecedores é um software ou plataforma que otimiza todo o fluxo de gerenciamento desses parceiros comerciais. A ferramenta facilita e automatiza diversas tarefas e tem por objetivo aumentar a eficiência da atividade e a busca pela empresa fornecedora ideal para atender a sua. 

Quanto ao uso da solução, vale destacar que a gestão empresarial conquistou muitos avanços na última década. De um lado, surgiram mecanismos para assegurar a relevância do compliance, como a Lei Anticorrupção e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Do outro, tivemos efeitos da transformação digital no setor, como os softwares para gestão de fornecedores que permitem gerenciamento ágil e eficiente dos parceiros que compõem a cadeia de suprimentos de uma organização.

Beneficiadas pelo avanço da Inteligência artificial, essas ferramentas digitais se tornaram mais interessantes. O motivo é que não só promovem a organização de documentos e informações em um espaço virtual, como otimizam a precisão da gestão de riscos da supply chain. Porém, esses recursos podem agregar ainda mais ao seu negócio. 

Para mostrar os benefícios e como funciona um sistema para gestão de fornecedores, nada melhor do que contar com um guia completo sobre a plataforma da Linkana, perfeita para análise de compliance e monitoramento da base de parceiros.

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é um sistema de gestão de fornecedores?

Um sistema de gestão de fornecedores — como o software da Linkana —, é uma ferramenta digital que conduz, com ajuda da tecnologia, o processo de homologação de potenciais parceiros de uma companhia, além de oferecer recursos para monitorar seu desempenho e operação a fim de mitigar riscos.

Na prática, é como uma plataforma de gerenciamento na qual se reúne tudo que for relevante sobre uma empresa candidata a participar da cadeia de suprimentos, desde informações básicas de contato a documentos que comprovam seu compliance e sua capacidade de atender à demanda exigida.

O objetivo desse software é diminuir a burocracia enfrentada pelo setor de procurement na qualificação de fornecedores, mitigar riscos e manter a assertividade estratégica sem custar o investimento de tempo e dos recursos financeiros da equipe.

Sugestão de leitura: “Linkana + SAP Ariba: por que usar essas duas soluções simultaneamente?

O que é VMS?

VMS é a sigla para o termo em inglês Vendor Management System, o sistema de gestão de fornecedores que acabamos de apresentar com uma nomenclatura distinta.

Em linhas gerais, um VMS inclui funcionalidades como:

  • cadastro e registro de fornecedores;

  • fluxo de avaliação e qualificação;

  • gerenciamento de contratos;

  • acompanhamento de desempenho;

  • automação de processos e solicitações;

  • emissão de relatórios diversos.

Saber o que é VMS e como funciona esse software para gestão de fornecedores é essencial para aumentar a eficiência da atividade e garantir a formação de uma rede de abastecimento confiável, segura, transparente e estratégica.

Leia também: “Sistema de gestão de terceiros: como funciona + Top 6 funcionalidades essenciais

Para que serve o software de gestão de fornecedores?

O software de gestão de fornecedores serve para otimizar todas as atividades relacionadas a esse gerenciamento, facilitar o dia a dia do time de compras e procurement, ajudar na identificação dos parceiros comerciais mais qualificados e aprimorar o relacionamento firmado com esses agentes.

Se pensarmos na maneira correta de realizar a gestão de fornecedores, sabemos que é essencial desenvolver um planejamento estratégico completo, com todas as demandas da empresa e a matriz de risco inerente à sua operação.

A partir desse ponto, o departamento de compras deve iniciar sua busca por terceiros capazes de suprir essas necessidades e possibilitar a realização lucrativa da atividade final do seu negócio. 

Para chegar ao resultado, deve-se analisar a estrutura e a capacidade produtiva e compará-las com os parâmetros qualitativos e quantitativos que estabeleceu.

Entretanto, não para por aí! Também é essencial analisar o compliance dos potenciais candidatos e negociar apenas com aqueles que atuam conforme a ética e os princípios de governança corporativa.

Com a amplitude de dados processados na operação, assim como a grande variedade de riscos considerados, uma atividade totalmente “mão na massa” exige investimento, e sempre pode gerar perdas de dados ou falhas humanas.

A solução passa a ser o sistema para gestão de fornecedores, que idealmente conta com diversas tecnologias para automatizar processos internos, e servir como um atalho para o seu time encontrar ofertas mais confiáveis e com o melhor custo-benefício possível.

Ao realizar um fluxo gerencial tão amplo que exige uma equipe robusta, essa plataforma digital toma menos tempo e gera menos custos, mantém o foco na atividade principal e aumenta as chances de sucesso da sua companhia.

Qual a importância da gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é uma tarefa que, quando bem realizada, se torna um diferencial perante à concorrência. Afinal de contas, gerenciar futuros parceiros necessita de conhecimento técnico, planejamento e organização.

Logo, a qualidade desse ciclo reflete no potencial de oferecer aos clientes finais produtos com qualidade e no prazo acordado.

Além desse ponto, existem diversos outros motivos que justificam investir na gestão de fornecedores, por exemplo:

  • garantia de serviços e produtos com preços mais competitivos;

  • aumento do poder de negociação;

  • melhora da confiança entre parceiros;

  • otimização devido à inovação e tecnologia aplicada aos processos;

  • facilidade na importação de produtos;

  • agilidade nos fluxos da cadeia de suprimentos;

  • alta produtividade;

  • otimização do ciclo de vida dos produtos.

Um gerente de logística que não compreende essa metodologia, talvez não esteja apto para fortalecer a empresa. 

Confira também: “Analista de gestão de fornecedores: o que faz esse profissional?

Como fazer uma gestão de fornecedores eficiente? 5 dicas!

Para fazer uma gestão de fornecedores eficiente na sua empresa, o ideal é:

  1. montar um planejamento estratégico;

  2. definir políticas internas;

  3. estabelecer critérios de avaliação;

  4. realizar o processo de qualificação de fornecedores;

  5. usar a tecnologia para automatizar processos.

1. Montar um planejamento estratégico

Um planejamento estratégico é a estruturação das ações de uma empresa, a definição de objetivos com visão de médio e longo prazo e a avaliação de diferentes cenários.

Um plano desse formato otimiza tomadas de decisão, principalmente por abranger pontos relacionados à gestão de risco. 

No que se refere ao gerenciamento de fornecedores, o planejamento estratégico ajuda a definir critérios como:

  • orçamento disponível;

  • necessidades de abastecimento;

  • critérios para uma parceria vantajosa e que contribua com o crescimento de todos os envolvidos.

2. Definir políticas internas

As políticas internas são conjuntos de regras e normas que o time de compras e os fornecedores precisam seguir. Alguns exemplos são:

  • nível de qualidade;

  • flexibilidade com prazo de entrega;

  • meios e formas de pagamento.

Esse documento deixa claro o que os compradores precisam considerar para aprovar um fornecedor, e o que se espera da conduta e do trabalho desse parceiro.

Quer criar um documento como esse na sua empresa? Então, leia o artigo: “Políticas de compras: 7 passos para definir a da sua empresa

3. Estabelecer critérios de avaliação

Os critérios de avaliação de fornecedores são requisitos que ajudam a garantir a contratação de parceiros comerciais nos moldes e características necessários para atender ao fluxo de abastecimento de uma empresa com precisão.

Alguns exemplos são:

  • histórico;

  • reputação;

  • saúde financeira;

  • clientela;

  • produtividade;

  • logística;

  • qualidade.

Defina os da sua empresa de acordo com os parâmetros considerados essenciais para a continuidade dos negócios e atendimento de excelência ao cliente final.

4. Realizar o processo de qualificação de fornecedores

A qualificação de fornecedores é o processo de aplicação dos critérios anteriores, a fim de confirmar se os parceiros comerciais que pretende contratar são realmente aptos para atender às necessidades e exigências do seu negócio.

Essa atividade ajuda a:

  • mitigar riscos;

  • alcançar um bom custo-benefício;

  • otimizar o fluxo produtivo;

  • garantir o nível de qualidade dos produtos/serviços comercializados.

A qualificação de fornecedores envolve práticas como:

  • levantamento do status do CNPJ do fornecedor;

  • avaliação e confirmação de dados cadastrais;

  • coleta de informações e dados públicos;

  • verificação de documentos;

  • pesquisa sobre irregularidades e/ou pendências documentais.

Dica! Conheça a plataforma de CNPJ da Linkana e faça consultas gratuitas de CNPJ de qualquer empresa brasileira.

5. Usar a tecnologia para automatizar processos

Um bom software para gestão de fornecedores é a ferramenta ideal para essa atividade, principalmente por oferecer diversas funcionalidades de automação que reduzem o tempo de execução, as chances de erros e aumentam a produtividade do time de compras.

Se usar um sistema como o da Linkana, por exemplo, você ainda tem a vantagem de integrá-lo às outras tecnologias que já utiliza, como ERPs e plataformas de compras.

Extra! Veja como a Linkana mitigou riscos de fornecimento no agronegócio da Amaggi.

Quais os benefícios de automatizar a gestão de fornecedores? 

De modo geral, um software de gestão de fornecedores garante que cada negociação seja capaz de agregar valor ao produto/serviço comercializado e conferir vantagens estratégicas para a organização.

Quando comparado a ferramentas focadas apenas em procurement, que são direcionadas aos processos transacionais, esse tipo de sistema se mostra mais completo e interessante. 

O motivo é que consegue lidar com todas as etapas de uma parceria, desde a análise de compliance e processo de homologação, até a negociação dos pedidos, acompanhamento de performance e monitoramento de aptidão do fornecedor sob a perspectiva da governança corporativa.

Assim, podemos dizer que os principais benefícios de automatizar a gestão de fornecedores são:

  • aumentar a produtividade;

  • reduzir erros e necessidade de retrabalho;

  • promover transparência e visibilidade em todas as etapas;

  • melhorar a comunicação com os fornecedores;

  • centralizar as informações dos parceiros comerciais;

  • facilitar o acompanhamento do desempenho.

Receba os melhores conteúdos da área de Procurement

Assine gratuitamente a newsletter da Linkana e fique por dentro de tudo!

Como melhorar a gestão de fornecedores?

Estas são as práticas mais indicadas para aprimorar a gestão de fornecedores da sua empresa:

  1. recuse parcerias que não entregam o melhor; 

  2. identifique a sazonalidade dos produtos;

  3. implemente um software para a gestão de fornecedores;

  4. cultive um bom relacionamento com as empresas fornecedores;

  5. estruture os processos de sua empresa. 

Confira os detalhes.

1. Recuse parcerias que não entregam o melhor 

Evite aceitar um padrão de trabalho abaixo das suas expectativas, independentemente se você já estabeleceu uma relação saudável com seus fornecedores ou simplesmente por acomodação.

Parcerias que não colhem frutos atrasam a produção e o fluxo de trabalho, além de prejudicar a relação com os demais integrantes.

Pense: deve-se cortar relações infrutíferas. Prefira uma cultura que avalie continuamente as soluções entregues.

2. Identifique a sazonalidade dos produtos

Considerar o período de maior saída de um produto é compreender que nem toda mercadoria permite entregas a qualquer momento.

Neste caso, evite opções que impactem o aumento dos preços dos insumos, seja para o mercado alimentício, moda, farmacêutico.

Um bom gestor de fornecedores analisa a hora certa para realizar suas transações.

3. Implemente um software para a gestão de fornecedores

O investimento em um software para gestão de fornecedores diminui a quantidade de erros durante as aquisições e, ao mesmo tempo, aumenta a produtividade. Entretanto, essa ferramenta precisa se encaixar à realidade das suas operações. 

Além disso, confie na automação para zelar pelas informações e agilidade do serviço. Desse modo, você constrói um local de trabalho mais fluido e com menos falhas nos processos.

Considere o uso de um sistema para gestão de fornecedores baseado em Inteligência Artificial, que realiza análises avançadas, automatiza processos, cria fluxos automáticos e ajuda a gerenciar a cadeia de suprimentos de modo mais assertivo.

4. Cultive um bom relacionamento com as empresas fornecedoras 

No primeiro tópico, abordamos brevemente a importância de ter uma boa comunicação com os fornecedores, mas também de saber dispensar aqueles que não agregam valor à sua rede de abastecimento. Aqui, queremos reforçar a necessidade de uma relação vantajosa para os dois lados.

Tenha em mente que o seu objetivo é conseguir os melhores produtos e serviços com eficiência, porém, sem perder o respeito pelo trabalho do parceiro comercial.

Portanto, estabeleça com os fornecedores um formato de comunicação corporativa alinhada com o perfil e os valores da sua empresa desde os primeiros contatos.

Preze pela transparência, seriedade e valorização do feedback para manter diálogos claros, eficientes e livres de ruídos.

5. Estruture os processos de sua empresa 

Liste todas as atividades relativas à gestão de fornecedores e o fluxo que cada uma segue para identificar gargalos e burocracias desnecessárias. Elimine etapas para garantir fluidez, desde que não afetem os seus resultados.

Uma sugestão aqui é buscar a automação dos processos por meio de tecnologias baseadas em IA e o próprio sistema de gestão de fornecedores. 

Como selecionar corretamente seus fornecedores?

Para gerir os fornecedores é preciso, primeiro, selecioná-los. De modo geral, esse processo inicia pela análise da qualidade, do preço e da entrega do serviço. Ao unificar esses três pilares, é possível estabelecer um nível competitivo no mercado.

Porém, essa atividade não termina aqui. Na hora de escolher os fornecedores, também é importante:

  • fazer uma análise de risco aprofundada;

  • avaliar a financeira da sua empresa e do parceiro;

  • optar por quem está ligado à diversidade e adota práticas ESG;

  • participar de eventos e feiras para gerar mais possibilidades;

  • utilizar um índice de avaliação de desempenho após a contratação.

Qual o melhor sistema de gestão de fornecedores do mercado?

O melhor sistema de gestão de fornecedores é aquele que automatiza o máximo de atividades possíveis, centraliza informações, facilita a consulta aos cadastros, aprimora a comunicação com os parceiros comerciais e se integra com outros softwares para aproveitar dados e informações.

A Linkana atende esses a diversos outros critérios. Por esse motivo, já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Raízen, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.

Veja esta comparação com cinco sistemas e tome a sua decisão! “Os 5 melhores softwares de gestão de fornecedores da atualidade

Como funciona o software de gestão de fornecedores da Linkana?

Chegou a hora de apresentar como o Linkana SRM funciona! Estamos aqui para te ajudar a acelerar o cadastro e a homologação de fornecedores! 

O nosso software de gestão de fornecedores é simples, moderno e oferece para você e seu time soluções para conduzirem o gerenciamento da supply chain da sua empresa com mais eficiência e qualidade! 

Com nossa plataforma de gestão de fornecedores, você economiza tempo no cadastro e onboarding de fornecedores ao automatizar e integrar aprovações de maneira simples e rápida.

Confira!

Problemas dos demais sistemas disponíveis no mercado

Geralmente apresentados por outras plataformas ou processos internos de cadastro e homologação:

  • lentidão: várias etapas manuais e sem integração de atividades de validação de informações, com idas e voltas desnecessárias;

  • insatisfação dos usuários: processos engessados e com uma péssima experiência de utilização que criam problemas e desengajamento de requisitantes e fornecedores;

  • conflitos com auditoria: na validação e atualização de informações que penalizam a área responsável pelas irregularidades.

Solução: Linkana SRM

O primeiro passo é cadastrar os seus fornecedores no nosso software, o que não poderia ser mais simples e intuitivo! No Linkana SRM, apenas com o CNPJ do fornecedor, você inicia o cadastramento. 

Por meio desse dado, o nosso software realiza automaticamente uma busca de informações públicas, além de avaliar a performance qualitativa do fornecedor. 

Conheça algumas das nossas soluções:

  • Perfil Universal do Fornecedor: consulte e analise certidões, listas e documentos de fornecedores e sócios automaticamente;

  • orquestrador de processos: cadastro, homologação, monitoramento de pendências com configuração de categorias, workflows de aprovação e históricos;

  • atendimento exclusivo: disponibilizamos soluções para ajudar o usuário, como gestão de conta consultiva, conectores customizáveis e integração Single Sign-ON (SSO).

Após iniciar a homologação, é possível acompanhar todo o preenchimento por parte dos fornecedores ou, caso o usuário prefira, pode também inserir as informações por conta própria e evitar o atraso nesse processo. 

Também pode compartilhar a homologação internamente, criar fluxos de aprovações e designar pessoas responsáveis por cada etapa do processo.

Cadastre e homologue fornecedores em segundos, não semanas!

Por que a Linkana é o melhor sistema de gestão de fornecedores do mercado?

A Linkana é o SRM do futuro. Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. 

Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definindo o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.

Assista este vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e entenda melhor o que é um SRM.

Nossa solução se destaca das outras disponíveis no mercado, pois é:

  • MODERNA → Utilize uma ferramenta de qualidade e que realmente funciona. A Linkana foi feita para seus fornecedores e gestores, com automações em todo o processo e uma experiência de usuário incomparável com a que você vê em nossos concorrentes.

  • SIMPLES → Configure e atualize sua política de homologação e cadastro de maneira flexível e prática, utilizando informações e fluxos de aprovações de acordo com as melhores práticas de mercado.

  • INTEGRADA → Temos conectores para fontes internas e serviços externos, além de integrarmos com o ERP ou S2P para as informações estarem sempre disponíveis em tempo real para seus compradores e requisitantes.

  • NACIONAL → Oferecemos nativamente e de maneira gratuita uma série de consultas automáticas a bases públicas, listas restritivas e certidões relativas às informações mais exigidas em processos de cadastro e homologação em empresas no Brasil.

Conheça alguns dos nossos cases de sucesso

Com a Linkana você substitui sistemas velhos, instáveis e cheios de problemas, simplifica e automatiza o cadastro de fornecedores com o melhor SRM do mercado!

Mais de 170 grandes marcas de procurement já utilizam nosso sistema, como Carrefour, Johnson & Johnson, Cyrela, Suzano, Kraft Heinz e Nubank.

 

De modo geral, as empresas que utilizam o nosso software reduzem em até 90% o tempo gasto com cadastro e homologação de terceiros.

Algumas das nossas histórias de sucesso são a Nivea, marca pertencente ao grupo Alemão Beiersdorf, que diminuiu em 65% esse mesmo tempo. 

“Hoje temos mais de 1 mil fornecedores mapeados na Linkana, com fácil acesso a qualquer pessoa na companhia, inclusive auditores. Otimizamos o tempo dos stakeholders e de outras áreas que estão envolvidas no processo de homologação” 

Keila Oliveira, Nivea/Beiersdorf

Já a CBA, Companhia Brasileira de Alumínio, reduziu de 30 para apenas seis dias o período necessário para homologar seus terceiros.

A Mondelez Brasil, outro exemplo, implementou o Programa de Diversidade de Fornecedores. Por meio do Linkana, a empresa foi aprovada pela auditoria global da Mondelez International como plataforma oficial de identificação e certificação de fornecedores diversos e de economia inclusiva no Brasil.

Chegou a hora de garantir mais eficiência para sua operação. Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e mude sua estratégia agora mesmo!

CONHEÇA A LINKANA

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores

LEIA MAIS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement