Gestão de Fornecedores
Inteligência artificial na análise de dados: como usar na sua gestão?
A inteligência artificial na análise de dados é um dos principais pilares de uma gestão estratégica de fornecedores. Com mercado cada vez mais competitivo, é necessário usar a tecnologia a seu favor para alcançar melhores resultados.
Isso porque a inteligência artificial é responsável pela otimização de processos, que tornam as ações estratégicas mais eficientes e assertivas.
Ela pode ser usada com o objetivo de deixar a gestão de fornecedores mais inteligente, rápida e orientada a dados. Facilitando, portanto, a tomada de decisões.
Ficou curioso? Continue a leitura e entenda mais sobre análise de dados com inteligência artificial.
O que é inteligência artificial?
Com certeza você já se deparou com algum tipo de inteligência artificial (IA). Cada vez mais presente no dia a dia, ela engloba algoritmos que ajudam a melhorar estratégias diversas.
Quer um exemplo? É por meio da inteligência artificial que os anúncios pagos em redes sociais e sites de buscas conseguem segmentar seu público-alvo.
Logo, essa ferramenta é muito útil para sistemas de gestão de toda empresa. Há coleta de documentos e informações, análise de dados, relatórios prontos em pouco tempo, avaliação de fornecedores feita de maneira rápida e eficiente.
Ou seja, a inteligência artificial é capaz de imitar comportamentos e potencializar características humanas, como tomada de decisões, aprendizado, resolução de problemas práticos, entre outros.
Como funciona a inteligência artificial na análise de dados?
Vamos entender melhor como funciona a análise de dados com inteligência artificial nas empresas? Montamos abaixo um passo a passo para simplificar:
os dados são inseridos em um sistema ERP que é integrado com soluções de IA;
de forma automática, os dados são anexado no sistema;
cada interação dentro do software promove a identificação e o reconhecimento de padrões por meio do Machine Learning e Deep Learning;
geração de relatórios completos.
Receba os melhores conteúdos da área de Procurement
Assine gratuitamente a newsletter da Linkana e fique por dentro de tudo!
Inteligência artificial na análise de dados
A inteligência artificial na análise de dados voltada para gestão de fornecedores automatiza todo o processo operacional, como coleta, registro, classificação e análise de informações de empresas fornecedoras.
Além disso, ela pode realizar homologação e avaliação de fornecedores de forma rápida, com dados atualizados, garantindo uma melhor tomada de decisões.
A análise de dados com inteligência artificial gera insights capazes de fornecer dados que seriam coletados manualmente durante semanas. Consegue entender o quão ela facilita, simplifica e agiliza a gestão de fornecedores?
Veja as principais aplicações de inteligência artificial em todas etapas do processo de gerenciamento:
avaliação e gestão de riscos do fornecedor;
classificação de documentos e informações que promovem redução de custos ou identificação de produtos comprados de fornecedores que possuem práticas eficazes de sustentabilidade;
histórico e extração de faturas;
revisão e aprovação automática de ordem de compras;
gestão automatizada de contrato .
A inteligência artificial na análise de dados ajuda a organizar informações que, antes, ficavam espalhadas por e-mails, cadernos, folhas soltas, pastas e mais pastas ou até post-it.
Em suma, podemos dizer que a inteligência artificial torna a empresa mais competitiva no mercado. Seus colaboradores produzem melhor, desenvolvem visão analítica e de melhoria contínua e tomam decisões com maior precisão.
Leia mais: Processo de Due Diligence de Fornecedores: Quais informações pedir para realizar esse processo?
Benefícios da inteligência artificial na análise de dados
As empresas que adotam a análise de dados com inteligência artificial recebem diversos benefícios corporativos. Principalmente quando se fala sobre avaliação de fornecedores.
O primeiro deles é a redução de custos devido a três aspectos:
monitoramento constante para reduzir gastos desnecessários na empresa;
aumento da produtividade dos colaboradores e o uso do tempo para análise estratégica;
indicadores de desempenho em tempo real que avaliam fornecedores para a entrega combinar com as demandas de vendas.
Outra vantagem fornecida pela inteligência artificial na análise de dados é a previsão mais assertiva e objetiva de projeções de compras e vendas. A IA fornece relatórios e insights inteligentes.
Além disso, há a previsão de tendência do mercado, pois, por meio da interpretação de dados, é possível saber em qual época do ano há mais vendas. Com isso, pode-se programar a compra de forma mais assertiva, sem gerar desperdícios. Ou seja: o negócio se torna mais competitivo.
E o melhor: a facilidade é tanta que os dados integrados geram aprendizado na ferramenta de inteligência artificial. Ela aprende com as mudanças percebidas e passa a analisar de forma mais certa, rápida e segura.
Há ainda os indicadores de desempenho fornecidos que garantem um bom acompanhamento da performance do fornecedor. Logo, a IA contribue para gerar feedbacks e promover a cultura de melhoria contínua em todas as etapas da cadeia de suprimentos.
Confira mais algumas vantagens da IA na gestão de empresas:
agilidade de insights;
visão integrada de projetos;
redução do índice de erro
Para finalizar, a inteligência artificial na análise de dados garante um melhor relacionamento com seu fornecedor. Tornando a relação mais transparente, confiável e duradoura.
A IA na gestão de fornecedores é um dos suportes corporativos para a melhorar os resultados operacionais e financeiros, promovendo a sustentação e a melhoria constante da qualidade da entrega.
Saiba mais: Relacionamento com fornecedores: confira guia prático com 9 dicas para aprimorar parcerias
Como implementar a análise de dados?
Inicialmente você deve analisar quais são as necessidades e as demandas do seu setor de compras e suprimentos. Dessa forma, fica mais fácil encontrar uma plataforma de gestão e avaliação de fornecedores que atenda à sua realidade.
O segundo passo é buscar opções no mercado, principalmente as mais modernas, que oferecem insights, monitoramento constante, integração de dados eficiente e relatórios que deem suporte aos processos de tomada de decisão.
Outro ponto a ser considerado nessa escolha é avaliar a interface do sistema. Ele deve ser intuitivo, simples e ágil.
Viu como é vantajoso para empresas de qualquer setor investirem em inteligência artificial na análise de dados? A gestão se torna mais estratégica e focada em resultados. Afinal, tudo é mensurado, coletado e interpretado.
Quer entender melhor como isso funciona? Preencha o formulário abaixo e entenda como analisar fornecedores de maneira inteligente e orientada a dados:
CONHEÇA A LINKANA
Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores
Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores
LEIA MAIS CONTEÚDOS