Compras

Como gerenciar a cadeia de suprimentos? 9 práticas essenciais!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

30 de outubro de 2024

30 de outubro de 2024

30 de outubro de 2024

Saber como gerenciar a cadeia de suprimentos da sua empresa é uma ótima maneira de melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, se adequar em menos tempo às mudanças do mercado e garantir a qualidade dos produtos e/ou serviços comercializados. 

A soma de todos esses pontos gera vantagens como aumento do poder competitivo da marca, conquista de mais espaço no mercado e aprimoramento do relacionamento com o consumidor, que receberá bens e serviços alinhados às suas expectativas.

Como você pode ver, descobrir como fazer uma gestão de cadeia de suprimentos eficiente está diretamente relacionado ao sucesso de uma empresa, pois esse resultado não é baseado apenas nos lucros gerados.

Um bom relacionamento com os clientes, por exemplo, é parte desse processo, e o gerenciamento da rede de abastecimento tem papel importante.

Um dos motivos é que, sem uma cadeia de suprimentos confiável, é praticamente impossível entregar qualidade e garantir prazos aos consumidores (para quem atua no mercado B2C) e aos contratantes (para negócios B2B).

Portanto, o segredo está em descobrir como gerenciar a cadeia de suprimentos com equilíbrio entre as necessidades e expectativas do contratante e capacidade de fornecimento do contrato. E sem deixar de lado questões legais e o alcance de um bom custo-benefício.

Como realizar esse gerenciamento? Siga a leitura e confira nove práticas essenciais!

O que é a cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos é o conjunto de atividades, estratégias, ações e agentes que participam de um ou mais processos de fabricação e entrega de produtos, ou criação e prestação de serviços aos clientes finais. 

Alguns exemplos de participantes dessa rede são:

  • fornecedores;

  • produtores;

  • distribuidores;

  • varejistas.

Entre as tarefas características da cadeia de suprimentos, estão:

Sugestão de leitura: “O que é logística sustentável e qual a importância?

O que é gestão da cadeia de suprimentos?

A gestão da cadeia de suprimentos — ou SCM, Supply Chain Management — consiste na administração dos agentes que a compõem e de diversas atividades relacionadas a essa rede, a exemplo de fabricação e entrega de produtos/serviços aos consumidores. 

Esse gerenciamento vai desde a compra de insumos, matérias-primas e contratação de terceiros, e até a entrega do item ou solução ao cliente final. Por esse motivo, a gestão da cadeia de suprimentos (SCM) inclui práticas como: 

Quais as vantagens de uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos?

É importante você saber como gerenciar a cadeia de suprimentos da sua empresa porque essa atividade traz vantagens como:

  • redução de custos: por meio de uma SCM eficiente fica mais fácil visualizar como o dinheiro é empregado em atividades como armazenamento e transporte de insumos. Dessa forma, é possível identificar perdas financeiras e oportunidades de eliminar gastos desnecessários;

  • aumento da eficiência operacional: decorrente do reconhecimento de processos e fluxos, o que gera a chance de eliminar gargalos;

  • garantia de qualidade: a partir do acompanhamento dessa característica em todas as etapas do ciclo vida do produto ou serviço;

  • melhora da gestão de riscos na cadeia de suprimentos: com análise de ameaças como interrupção no fornecimento ou problemas jurídicos, e elaboração de medidas para mitigar ou até mesmo eliminar as ameaças;

  • adequação mais rápida às mudanças: um dos resultados de conhecer bem os fornecedores e construir relacionamentos estratégicos com esses parceiros comerciais.

Qual o segredo para gerenciar a cadeia de suprimentos corretamente?

Ao contrário do que muitos gestores ainda pensam, a cadeia de suprimentos não é apenas focada na gestão logística dos produtos ou serviços — apesar de ser o ponto-chave. Todo o gerenciamento da rede de fornecimento precisa ser ágil, produtivo e com custo controlado para potencializar os resultados da empresa. 

A administração por meio de estratégias de relacionamento, integração externa com fornecedores e clientes são pontos principais de como gerenciar a cadeia de suprimentos de maneira assertiva. Em linhas gerais, um bom gerenciamento se resume a planejamento e controle. 

Inclusive, esse plano deve contemplar todo o percurso dos recursos, desde o início do processo de aquisição de matéria-prima até a entrega do produto/serviço ao consumidor. Esse fluxo está diretamente atrelado à gestão de fornecedores, negociação, transporte, qualidade e distribuição das mercadorias. 

O controle da rede de suprimentos, por sua vez, é baseado no domínio das informações e contingência de imprevistos operacionais. 

Dica! Não deixe de ler o artigo: "Supply Chain: quais os principais desafios e como superá-los?"

Como gerenciar a cadeia de suprimentos corretamente? 9 práticas!

Se você precisa descobrir como gerenciar a cadeia de suprimentos da sua empresa com assertividade, inclua nessa tarefa as seguintes práticas:

  1. mapeamento de processos;

  2. plano estratégico;

  3. comunicação com os fornecedores;

  4. gerenciamento de estoque;

  5. controle do fluxo produtivo;

  6. logística e distribuição;

  7. gestão de riscos;

  8. promoção de sustentabilidade;

  9. relacionamento com o cliente.

Confira os motivos abaixo.

1. Mapeamento de processos

A prática de mapear os procedimentos, ações, atividades e tarefas executadas na empresa deve fazer parte do dia a dia da cadeia de suprimentos. Porém, também é de extrema importância o acompanhamento de seu desenvolvimento. 

A partir da assistência dos processos, é possível avaliar o desempenho das atividades em todo fluxo da cadeia e, assim, realizar melhorias nas etapas que houver necessidade.

2. Plano estratégico

O plano estratégico consiste em estabelecer os objetivos da gestão da cadeia de suprimentos (SCM) e alinhá-los aos da empresa. 

Por exemplo, se a alta direção definir a implementação de estratégias para reduzir custos e maximizar os lucros, a área de compras deve adotar práticas que contribuam com esses resultados, como o saving.

3. Comunicação com os fornecedores

Não há como gerenciar a cadeia de suprimentos sem passar pela gestão de fornecedores, concorda? A atenção a esses parceiros comerciais deve começar na homologação e seguir pelo monitoramento do desempenho de cada um.

Em complemento, um dos pontos cruciais para um bom gerenciamento da supply chain é estabelecer uma boa comunicação com os fornecedores e torná-los parte do processo operacional. 

O principal motivo é que o trabalho dessa rede deve acontecer de maneira integrada, e atuação desses parceiros são parte importante desse processo.

Ademais, além de manter uma relação estratégica, é indicado conhecer profundamente a empresa fornecedora. Portanto, não se deve negligenciar os processos para estabelecer diretrizes, prazos, políticas e níveis de qualidade.

4. Gerenciamento de estoque 

Em um gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos, o estoque precisa se manter a níveis adequados. Afinal, a eficiência não está somente em não deixar faltar, mas também em não acumular itens sem necessidade. 

Antes de tudo, é importante tratar o planejamento de estoque como a base para a rede de fornecimento da empresa e, assim, controlar desperdícios e evitar gastos desnecessários e prejuízos. 

5. Controle do fluxo produtivo

Uma ótima prática para controlar o fluxo produtivo da sua empresa é por meio de um cronograma de produção. Essa ferramenta ajuda a, por exemplo, comprar a quantidade exata de insumos e matérias-primas e não gerar custos extras ou ruptura de estoque.

Uma dica aqui é alinhar esse cronograma às estratégias de marketing e de vendas, pois essas atividades aumentam a procura dos clientes e, consequentemente, impactam na necessidade de produção.

6. Logística e distribuição

O tempo necessário para receber uma matéria-prima afeta diversas atividades do seu negócio. Se houver atraso, por exemplo, as chances de não cumprir os prazos acordados com os clientes são altas.

Um gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos inclui avaliar e mensurar os riscos que questões geográficas e de capacidade de distribuição causam.

Softwares de controle e definição de rotas, bem como de rastreamento, ajudam a encontrar as melhores opções de transporte, diminuir custos e otimizar as entregas.

7. Gestão de riscos

A gestão de riscos na cadeia de suprimentos consiste em levantar todas as ameaças às quais a sua empresa está sujeita, a exemplo dos econômicos, jurídicos, geográficos e financeiros, e criar planos para mitigá-los.

A melhor forma de proteger o seu negócio dessas ameaças é analisar o trabalho de todos os agentes da sua rede de abastecimento e, a partir dessa percepção, ver como essas dinâmicas impactam suas atividades.

Dica! A homologação de fornecedores é o momento ideal de fazer esse levantamento!

8. Promoção de sustentabilidade

No que se refere à promoção da sustentabilidade na cadeia de suprimentos, o objetivo é garantir que todos os participantes dessa rede trabalhem de acordo com boas práticas socioambientais e de governança.

Solicitar certidões ambientais e relatórios com os resultados das ações é a melhor estratégia para avaliar esse critério.

Entenda a importância desse cuidado no artigo: "Sustentabilidade na cadeia de fornecedores (ESG): Por que investir?"

9. Relacionamento com o cliente

E como um dos principais objetivos de uma boa gestão da cadeia de suprimentos (SCM) é garantir a satisfação dos clientes, nada mais adequado do que adotar medidas para melhorar o relacionamento com eles, certo?

Para aproximá-los da sua empresa, fidelizá-los e avaliar se suas estratégias de gestão deram certo, realize pesquisas de satisfação e use os feedbacks como oportunidade de melhoria.

4 dicas para aprimorar sua gestão cadeia de suprimentos (SCM)

Agora que você sabe como gerenciar a cadeia de suprimentos da sua empresa, que tal algumas dicas para aprimorar essa atividade? Confira abaixo as que separamos para facilitar a sua gestão!

1. Relacione departamentos

O setor de suprimentos deve trazer bons resultados para a empresa sozinho, mas a participação de outros departamentos tende a melhorar os resultados.

Desse modo, o supply chain incorporado ao departamento de compras, por exemplo, aumenta a segurança e confiabilidade nas tomadas de decisões. 

Inclusive, é válido explorar diferentes possibilidades na empresa — como vendas e compras, ou marketing e compras — a fim de otimizar as atribuições setoriais. 

2. Baseie suas decisões em dados

Tomadas de decisão baseadas em dados são mais precisas, pois não há achismos ou suposições. Portanto, extraia informações de sistemas logísticos, financeiros, logísticos e de gestão de fornecedores, por exemplo, para nortear suas deliberações.

Para otimizar as análises, utilize recursos tecnológicos como Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning.

Temos um artigo que explica em detalhes. Confira! "Análise avançada de dados em procurement: por que é tão importante?

3. Qualifique corretamente sua rede de fornecedores

A rede de fornecedores da empresa é um ponto de partida extremamente importante para melhorar o desempenho e os resultados. Contar com parceiros estratégicos, confiáveis e que têm uma cultura de compliance semelhante à sua faz toda a diferença. 

Para acessar fornecedores qualificados com altos níveis de ‘’fit cultural’’ com sua empresa, use softwares que otimizam o processo de procura e homologação desses parceiros comerciais. 

Um ótimo exemplo é a Linkana, um SRM — Supplier Relationship Management ou Gestão de Relacionamento de Fornecedores — completo.

A importância da gestão de fornecedores na cadeia de suprimentos é notável, visto que seu mau gerenciamento pode impactar as demais atividades do ciclo. E assim, consequentemente, afetar negativamente a empresa. 

Dica! Assista a este vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana e entenda o que é um SRM.

4. Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, as ferramentas tecnológicas são mais que necessárias para otimizar processos complexos, como gerenciar a cadeia de suprimentos. A diversidade de atividades de alta importância em uma rede de supply chain exige a utilização de sistemas que auxiliam a gestão. 

Os avanços tecnológicos e a transformação digital facilitam encontrar dispositivos, acessórios e ferramentas com Inteligência Artificial, algoritmos e eficiência necessária para executar tarefas automaticamente.

E a Linkana faz parte desse grupo!

Receba os melhores conteúdos da área de Procurement

Assine gratuitamente a newsletter da Linkana e fique por dentro de tudo!

Conheça a Linkana

Leve para a sua empresa o SRM do futuro e economize tempo na homologação de fornecedores ao automatizar e integrar aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definido o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.

A Linkana já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Raízen, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.

Diferenciais da Linkana

Nossa solução se destaca das outras disponíveis no mercado porque é:

  • MODERNA → Utilize uma ferramenta de qualidade e que realmente funciona. A Linkana foi feita para seus fornecedores e gestores, com automações em todo o processo e uma experiência de usuário incomparável com a que você vê em nossos concorrentes.

  • SIMPLES → Configure e atualize sua política de homologação e cadastro de maneira flexível e prática, utilizando informações e fluxos de aprovações conforme as melhores práticas de mercado.

  • INTEGRADA → Temos conectores para fontes internas e serviços externos, além de integrarmos com o ERP ou S2P para as informações estarem sempre disponíveis em tempo real para seus compradores e requisitantes.

  • NACIONAL → Oferecemos nativamente e de maneira gratuita uma série de consultas automáticas a bases públicas, listas restritivas e certidões relativas às informações mais exigidas em processos de cadastro e homologação em empresas no Brasil.

Se cheguei até aqui, você já sabe como gerenciar a cadeia de suprimentos e que a tecnologia é uma importante aliada, certo? 

Então, não perca mais tempo! Preencha agora o formulário abaixo e conte com a Linkana para otimizar a gestão de fornecedores do seu negócio!

CONHEÇA A LINKANA

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores

LEIA MAIS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement