Compras
Sourcing x procurement: qual a diferença entre eles? Entenda!
O setor de compras possui um papel fundamental nos resultados financeiros do negócio. Mas, para que ele funcione de forma estratégica, é necessário coordenar as áreas de sourcing e procurement.
Elas possuem responsabilidades e processos diferentes, que, na verdade, se complementam. Todo o ciclo de compras precisa estar alinhado para garantir a eficiência de todas as operações relacionadas a fornecedores.
Para garantir a excelência no setor de compras da sua empresa, aprenda agora qual é a diferença entre sourcing x procurement e a importância das técnicas e ferramentas de cada um deles. Boa leitura!
O que é procurement?
Procurement significa adquirir. No meio corporativo, é a maneira estratégica de enxergar o processo de compras e aquisições, que envolvem diversas atividades para garantir uma perfeita gestão dos recursos externos que uma empresa precisa para funcionar.
Por meio de sistemas e processos, a área de procurement busca organizar e padronizar informações e ainda analisar métricas para tornar as decisões de fornecimento melhores e mais assertivas.
O procurement é também o responsável pelo bom relacionamento com os fornecedores, já que ele é quem realiza os processos de registro de compra e do histórico do fornecedor, além de analisar fatores das empresas terceirizadas que contribuam para a vantagem competitiva do negócio.
Ele realiza a gestão financeira das transações com fornecedores, analisando, por exemplo, a qualidade de entrega, a variação de preços e ainda a quantidade de compras por períodos de sazonalidade.
Entenda melhor sobre essas funções do procurement no setor de compras.
Registro de compras
A maior diferença entre sourcing x procurement é que o procurement gerencia as transações realizadas com os fornecedores. Registrando, portanto, todos os pedidos e o histórico de operações com esses parceiros.
A partir do registro de compras e de contratos, que o procurement avalia a quantidade comprada a cada mês ou estação do ano, variações de preços e qualidade das entregas.
Esse processo deve ser feito por meio de sistemas inteligentes que integrem dados e forneçam indicadores de desempenho. O trabalho fica muito mais rápido e estratégico.
Recebimento de pedidos
Como que o procurement consegue analisar métricas da qualidade de entrega dos fornecedores? É ele quem recebe os pedidos realizados e confere se estão dentro dos critérios estipulados por contrato.
Como a quantidade, a qualidade, os extravios e o cumprimento de prazos. Mais uma vez, o uso de ferramentas digitais contribui para a excelência desse processo.
Pois, além de coletar e conectar dados, o sistema consegue analisar se houve o cumprimento de todos os requisitos determinados nos contratos.
Receba os melhores conteúdos da área de Procurement
Assine gratuitamente a newsletter da Linkana e fique por dentro de tudo!
Análise de fatores externos
Outra função do procurement é avaliar alguns aspectos dos fornecedores que ajudem a melhorar a competitividade corporativa. Quanto mais seus fornecedores adotarem processos sustentáveis, melhor será a reputação da empresa que vende os produtos e os serviços para os clientes finais.
Mas, quais são esses requisitos? Confira:
ambientais: o fornecedor possui tecnologia verde, economiza recursos naturais e reduz o seu impacto no meio ambiente? Quais são as regras de sustentabilidade determinadas pela empresa ao contratar empresas terceirizadas?;
sociais: qual o impacto social que o fornecedor tem na comunidade que se relaciona? Como o parceiro reduz o impacto social, como excesso de barulho no local da sua fábrica? Quais são as condições de trabalho oferecidas aos seus colaboradores? Quais são as normas de segurança adotadas?;
tecnológicos: seu fornecedor utiliza softwares que integrem dados com as empresas compradoras?
Ou seja, a maior diferença entre sourcing x procurement é a quantidade de ações realizadas por cada um deles. O procurement tem uma visão geral e mais estratégica da logística de forma mais ampla. Ele estabelece regras entre a relação da empresa com os fornecedores.
E essas regras incluem todos os processos, que vão desde a elaboração de contratos até ao recebimento de pedidos. Entre outras responsabilidades do setor, destacamos mais algumas:
criação de mecanismos flexíveis para contratos;
padronização de processos para garantir um ciclo de compras eficiente e coordenado.
Leia mais: O que é e-procurement? Vale a pena adotá-lo em sua empresa?
O que é sourcing?
A distinção entre sourcing x procurement, como falamos acima, é que o procurement tem uma visão mais ampla da cadeia de suprimentos. Já o sourcing analisa aspectos mais pontuais, que também são fundamentais para o bom funcionamento da supply chain
Ele pesquisa, avalia, negocia e contrata fornecedores. É essa área que garante compras vantajosas para a empresa com foco em atender também às necessidades dos terceirizados. Isto é, o sourcing busca:
redução de custos;
agilidade no processo de compra;
diversidade de propostas e orçamentos;
compras assertivas com a demanda do negócio.
O sourcing é o responsável por todos os elos da cadeia de aquisição de insumos e matérias-primas. Ele garante o funcionamento da empresa, sem atrasos na produção e na entrega para o cliente final.
Veja quais ações e atividades incluem a estratégia de sourcing:
pesquisa e análise de fornecedores;
avaliação das propostas recebidas com base nas regras estipuladas pelo procurement;
busca por tendências do segmento de atuação da empresa;
Continue aprendendo: Etapas de strategic sourcing: evite 4 erros na implementação em sua empresa
Sourcing x procurement
Percebeu quais são as funções e as diferenças entre as áreas de sourcing x procurement? Uma tem o foco mais reduzido e a outra, mais amplo. Por isso, esses dois conceitos se complementam.
Para que as operações de sourcing sejam colocadas em prática, é preciso entender quais foram as regras e os limites determinados pelo procurement. Com o alinhamento estratégico entre o sourcing e procurement, a empresa só tem a ganhar.
Todos os profissionais envolvidos nos processos da cadeia de suprimentos se comprometem a encontrar parceiros qualificados, acompanhar a qualidade das entregas e analisar métricas de desempenho para tornar o setor de compras ainda mais estratégico.
Todas as responsabilidades de sourcing e procurement podem ser otimizadas e potencializadas com o uso de sistemas tecnológicos. Por exemplo, o sourcing pode adotar recursos que recebam propostas de fornecedores a fim de encontrar as melhores cotações do mercado.
Já o procurement pode implementar softwares que façam a armazenagem de contratos e documentos e acompanhem todas as etapas do fornecimento.
Gostou de aprender a diferença entre sourcing x procurement? Percebeu que quando essas áreas estão harmonizadas, a empresa consegue reduzir custos, melhorar e agilizar processos e garantir a satisfação do cliente final?
Aproveite para começar a digitalizar todos os processos de sourcing e procurement com a Linkana. Preencha o formulário abaixo e entenda como nossa solução pode ajudar sua empresa tomar mais decisões de fornecimentos inteligentes e orientadas a dados:
CONHEÇA A LINKANA
Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores
Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores
LEIA MAIS CONTEÚDOS