Gestão de Fornecedores
Como tornar a gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás mais eficiente?
A gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás tem por objetivo identificar, qualificar e contratar provedores para a oferta de equipamentos, produtos químicos para testes de qualidade, mão de obra especializada, entre outras soluções necessárias para a continuidade do fluxo operacional de empresas desse segmento.
O fato é que, assim como acontece em outras indústrias, a de petróleo e gás também tem desafios bastante específicos, bem como regras, leis e normas pontuais que impactam o seu funcionamento.
As legislações ambientais, por exemplo, devem ser seguidas por todos que fazem parte dessa cadeia.
Um exemplo que podemos citar é a Lei nº 9.966/2000, que dá diretrizes sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada pelo lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional.
Somado a isso, há a necessidade de contratação de profissionais extremamente qualificados. Mergulho, inspeção, manutenção, escalada são algumas atividades comuns nesse segmento que requerem atenção do time de compras e procurement no momento da contratação.
Seguindo essas características, o que é possível fazer para tornar a gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás mais eficiente? Neste artigo, apresentaremos três critérios que, se considerados, contribuirão para resultados melhores.
Siga a leitura e confira agora mesmo quais são.
O que considerar em uma gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás?
Na busca por uma gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás, alguns dos principais pontos que devem ser considerados são :
compliance;
proteção ao meio ambiente;
contratação de mão de obra capacitada.
Compliance
Estar em compliance no setor de petróleo e gás significa que a empresa atende a todos os padrões legais, fiscais e tributários, os códigos de conduta, questão de governança corporativa, transparência e, principalmente, de regras, normas e legislações.
Um exemplo é a Lei n°12.846 de 1° de agosto de 2013, chamada de Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa, que fala sobre a responsabilidade administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.
Outra que recai sobre esse setor é a Lei das Terceirizações (Lei n° 13.429 de 31 de março de 2017), que abre uma discussão sobre como analisar a integridade dos fornecedores.
Modernize your supplier management today
Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.
Proteção ao meio ambiente
E como dissemos logo na abertura deste artigo, as legislações voltadas para a proteção do meio ambiente estão entre as mais importantes e significativas do ramo de petróleo e gás.
Algumas das definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis são:
Lei nº 9.985/2000: institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
Portaria MMA nº 422/2011: dispõe sobre procedimentos para o licenciamento ambiental federal de atividades e empreendimentos de exploração e produção de petróleo e gás natural no ambiente marinho e em zonas de transição terra-mar.
Resolução Conama nº 23/1994: institui procedimentos específicos para o licenciamento de atividades relacionadas à exploração e lavra de jazidas de combustíveis líquidos e gás natural.
Resolução Conama nº 273/2000: dispõe sobre a prevenção e controle da poluição em postos de combustíveis e serviços.
Resolução Conama nº 472/2015: regulamenta o uso de dispersantes químicos em derrames de óleo do mar.
Quanto a isso, os responsáveis pela gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás precisam ter em mente que essa indústria é uma das que mais consomem recursos hídricos e energéticos. Por consequência, está mais suscetível a rigorosos padrões de fiscalização ambiental.
Assim, cabe às organizações desse setor adotar medidas que diminuam os impactos causados na natureza, tanto os diretos quanto os indiretos. A contratação de fornecedores sustentáveis pode ser vista como uma dessas ações.
Contratação de mão de obra capacitada
De acordo com dados do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, no mês de maio de 2022 foram produzidos, aproximadamente, 2,879 MMbbl/d (milhões de barris por dia) de petróleo e 132 MMm3/d (milhões de metros cúbicos por dia) de gás natural, um total de 3,707 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia).
Para todo esse ecossistema funcionar adequadamente, sua cadeia de suprimentos e de gestão de fornecedores precisa funcionar perfeitamente, sem atritos ou pontos de ruptura.
Mediante esse cenário, um dos desafios desse gerenciamento é encontrar provedores que forneçam mão de obra qualificada para a execução das tarefas necessárias.
Sobre isso, a gestão de riscos na terceirização deve considerar pontos como:
cumprimento das leis trabalhistas pelo terceiro;
comprovação da qualificação dos profissionais;
avaliação de desempenho do fornecedor.
Dica! Leia também este artigo: "5 benefícios da terceirização de serviços para a sua empresa"
É possível melhorar a gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás?
Sim! É possível melhorar a gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás, especialmente se utilizar a tecnologia para isso.
A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques.
Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.
Com a solução da Linkana é possível reduzir em até 90% o tempo gasto com homologação e aprovação de fornecedores.
Entre as funcionalidades presentes neste sistema estão:
avaliação de performance: verificação de cumprimento de prazos, qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos, entre outros critérios;
verificações automáticas: constatações de pendências, análise de documentos e mais;
portal de fornecedores: centralização de envio de documentos a serem analisados;
monitoramento e alertas: avisos automáticos sobre mudanças ocorridas na situação cadastral dos fornecedores;
análise de fornecedores ativos: verificação dos gastos com provedores, identificação de fornecedores diversos e mais.
Além de tudo isso, o sistema da Linkana conta com mais de 90 mil perfis de fornecedores ativos e mais de 1,5 milhão de informações validadas e coletadas com insights comerciais, de risco, cadastro, diversidade e qualidade.
A Comgás, Companhia de Gás de São Paulo, é uma das empresas clientes da Linkana que aprimorou a gestão de fornecedores com a nossa solução.
Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo
Preencha agora mesmo o formulário abaixo e tenha a solução da Linkana na sua empresa!
GET TO KNOW LINKANA
We are loved by all buyers of the future
Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.
READ MORE CONTENTS