Gestão de fornecedores
Análise SWOT de fornecedores: por que e como realizar?
A análise SWOT de fornecedores é uma ferramenta estratégica que permite aos gestores e time de compras e procurement identificarem os pontos positivos e negativos de uma contratação de abastecimento a partir da avaliação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do futuro parceiro comercial.
Inclusive, a sigla SWOT representa as palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que, em português, significam os critérios de análise que acabamos de citar.
Na prática, consiste em usar a ferramenta de análise SWOT para descobrir os impactos bons e ruins que a parceria comercial pode causar e, dessa forma, definir as melhores estratégias de sourcing para a empresa.
Achou interessante? Então, continue a leitura para descobrir como aprimorar a sua gestão de fornecedores com essa metodologia.
O que é análise de SWOT?
A análise de SWOT — ou FOFA, sigla em português — é uma ferramenta de gestão estratégica voltada para o reconhecimento de cenários corporativos internos e externos.
Por meio da análise das forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats), consegue-se definir estratégias que protegem a empresa contra variados e contribuem com o seu crescimento.
Assim, a análise SWOT de fornecedores facilita o reconhecimento dos prós e contras que a contratação de determinado parceiro comercial pode gerar.
3 principais vantagens da análise SWOT na gestão de fornecedores
Devido à natureza e aplicação da ferramenta, estas são as principais vantagens da análise SWOT na gestão de fornecedores:
identificação precisa de riscos: que leva à chance de encontrar e implementar estratégias para mitigá-los;
reconhecimento de oportunidades de melhoria: tanto as voltadas para a construção de um relacionamento estratégico quanto para aprimoramento do fluxo de abastecimento;
potencial para aumentar a eficiência operacional e reduzir gastos: a partir do levantamento de fraquezas e adoção de medidas para solucioná-las.
Aproveite e leia também: “5 ferramentas de strategic sourcing para aplicar no trabalho”
Quando usar a ferramenta de análise SWOT na gestão de fornecedores?
Você pode aplicar a ferramenta de análise SWOT na fase de homologação de fornecedores ou nas verificações periódicas de desempenho desses parceiros comerciais.
Na primeira opção, o recurso ajuda a identificar as empresas fornecedoras ideais para atender à sua, aquelas mais alinhadas com os valores e com o cenário atual do seu negócio.
Já na segunda possibilidade, você tem a chance de adequar sua estratégia de sourcing às mudanças de mercado, bem como confirmar se seu fornecedor tem potencial de gerar algum novo risco.
Quanto às fontes de informação para realizar a análise SWOT, nossa dica é extrair dados de sistemas gestão de fornecedores — com o SRM da Linkana — a exemplo de documentos que comprovem:
situação financeira do fornecedor;
capacidade de entrega;
atendimento de leis e normas;
desempenho;
compromisso com práticas de sustentabilidade.
Aproveite e confira como funciona o SRM da Linkana!
Modernize your supplier management today
Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.
Como realizar a análise SWOT de fornecedores?
Siga estes passos para realizar a análise SWOT de fornecedores na sua empresa:
reconheça os pontos fortes (strengths);
levante os pontos fracos (weaknesses);
identifique oportunidades no mercado (opportunities);
descubra ameaças à parceria com fornecedores (threats);
analise os resultados.
Veja os detalhes de cada uma dessas etapas.
1. Reconheça os pontos fortes (strengths)
Entenda por pontos fortes dos fornecedores, questões como:
uso de tecnologias avançadas;
oferta de recursos exclusivos;
nível de expertise no segmento;
consistência no nível de qualidade;
entrega antes do prazo combinado;
preços competitivos com detrimento de outras partes.
Alguns exemplos de forças são a empresa fornecedora prestar suporte técnico adicional e treinamentos livres de custos para os contratantes, ou disponibilizar um sistema exclusivo de rastreamento de mercadorias.
2. Levante os pontos fracos (weaknesses)
As fraquezas de um fornecedor podem ser:
baixa capacidade produtiva que impede o atendimento de demandas extras;
dificuldade de adaptar-se a mudanças do mercado;
resistência à inovação;
falta de flexibilidade nas negociações;
problemas de comunicação.
Aqui, podemos dar como exemplo uma empresa fornecedora que não cumpre o SLA (Service Level Agreement, em português, Acordo de Nível de Serviço) e, por esse motivo, compromete o fluxo de abastecimento do seu negócio.
3. Identifique oportunidades no mercado (opportunities)
São todos os fatores externos com potencial de gerar melhoria contínua de fornecedores, como:
chegada de novas tendências de mercado;
liberação de tecnologias aprimoradas para uso em massa;
ajustes nas legislações;
oportunidades para transpor barreiras geográficas.
O fornecedor avançar para o comércio internacional é um bom exemplo de oportunidade na análise SWOT, pois sua empresa pode se beneficiar dessa expansão, como ao ter acesso mais rápido que seus concorrentes a inovações tecnológicas.
4. Descubra ameaças à parceria com fornecedores (threats)
A última etapa é a descoberta das ameaças, por exemplo:
instabilidade econômica do país;
chegada de novas empresas concorrentes;
mudanças no comportamento e nas preferências dos consumidores;
riscos geopolíticos;
novas regulamentações.
Aqui, o ideal é mensurar cada um dos problemas levantados e calcular o impacto que causam na sua empresa. Em seguida, definir estratégias e planos de contingência para mitigá-los.
Por exemplo, se alterações econômicas podem afetar sua capacidade de compra, programe-se para montar um estoque de segurança e, assim, amenizar esse impacto.
5. Analise os resultados
Finalize sua análise SWOT de fornecedores com a mensuração dos resultados. Uma forma de fazer o processo é montar uma tabela com quatro quadrantes e em cada uma registrar os pontos verificados. Mais ou menos como na imagem abaixo:
Fonte de imagem: Rock Content
Em seguida, atribua valores a cada fator a partir de notas conforme a complexidade e impacto.
Você também pode montar esse “ranking” pela consideração do grau de importância para o seu negócio — por exemplo, tecnologias inovadoras se sobressaem à flexibilidade nas negociações.
Por fim, basta somar, verificar o resultado de cada fornecedor e decidir qual vale a pena manter ou trazer para a sua rede de abastecimento.
Como promover a melhoria contínua de fornecedores?
Promova a melhoria contínua de fornecedores com a aplicação da ferramenta SWOT nas análises de desempenho, e conte com as funcionalidades da Linkana para acompanhar a performance desses parceiros comerciais de uma forma muito mais rápida, prática e eficiente.
A Linkana é o SRM do futuro! Economize tempo na homologação de fornecedores ao automatizar e integrar aprovações de maneira simples e rápida.
Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definindo o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.
Nossa solução já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Raízen, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.
Preencha agora o formulário abaixo e descubra tudo o que oferecemos para a sua empresa!
GET TO KNOW LINKANA
We are loved by all buyers of the future
Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.
READ MORE CONTENTS