Gestão de fornecedores

Qual o impacto social da cadeia de suprimentos em um negócio?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 24, 2025

January 24, 2025

January 24, 2025

O impacto social da cadeia de suprimentos refere-se a todas as consequências que a forma de trabalho dos agentes que compõem a rede podem causar às empresas contratantes, pessoas direta e indiretamente relacionadas e à sociedade.

Esse reflexo abrange diversas áreas, como respeito aos direitos humanos, condições de trabalho, saúde, ética, diversidade e inclusão.

Realizar a medição do impacto social na cadeia de suprimentos é importante porque evita vincular a sua empresa a outras que causam danos à vida humana.

Um fornecedor com práticas racistas, que não garante a segurança dos trabalhadores ou que não se preocupa com os danos que as atividades geram à sociedade, por exemplo, tem alto potencial de afetar a imagem da sua marca.

Certamente, não é esse retorno que você esperava ao contratá-lo, não é mesmo? Então, como garantir a sustentabilidade na cadeia de suprimentos e proteger o seu negócio desses impactos? 

Confira a resposta agora! 

O que causa impacto social na cadeia de suprimentos?

O impacto social da cadeia de suprimentos em um negócio está relacionado a diversos aspectos. Estes são alguns exemplos:

  • crime de direitos humanos: práticas ilegais cometidas contra a dignidade das pessoas e infração às leis que as protegem. Podem afetar funcionários, terceirizados, clientes e até membros da sociedade que não têm ligação com o negócio;

  • ausência de diversidade e inclusão: a exemplo da discriminação e não contratação de grupos minoritários, como mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+;

  • comportamentos antiéticos: como falta de transparências nas atividades, corrupção de fornecedores e descumprimento consciente de leis ambientais;

  • falta de segurança e de condições adequadas de trabalho: por exemplo, expor os funcionários a substâncias e atividades nocivas sem entrega dos equipamentos de proteção apropriados ou treinamento.

Fornecedores que trabalham dessa forma geram impacto social na cadeia de suprimento dos contratantes porque os colocam em risco reputacional e de imagem. 

Nessas situações, a tendência é os stakeholders cobrarem dos gestores atitudes para excluir esses parceiros de suas bases, sob a possibilidade de não comprarem mais seus produtos ou contratarem seus serviços. Afinal, o comportamento vai contra o que acreditam e, muitas vezes, os afeta diretamente. 

Aproveite e leia também: “Sustentabilidade na cadeia de suprimentos: 5 dicas de implementação

Como fazer a medição de impacto social na cadeia de suprimentos?

Estas práticas são as mais indicadas para realizar a medição de impacto social na cadeia de suprimentos:

  1. defina indicadores de impacto social;

  2. colete dados relacionados;

  3. avalie o nível de responsabilidade social corporativa do fornecedor.

1. Defina indicadores de impacto social

Os indicadores de impacto social, ou KPIs, são métricas que apontam o reflexo do trabalho de uma empresa na sociedade e na vida das pessoas diretamente ligadas à sua atuação, como:

  • taxa de acidentes de trabalho;

  • investimento em iniciativas locais;

  • número de empregos gerados;

  • percentual de mulheres contratadas. 

Leia também: “Indicadores de ESG: o que são e por que são importantes?

2. Colete dados relacionados

Você pode coletar os dados para fazer a medição de impacto social na cadeia de suprimentos de diversas fontes, por exemplo:

  • dados governamentais;

  • entrevistas com trabalhadores e comunidade local;

  • resultado de relatórios públicos.

Dica! Conheça o sistema de consulta de CNPJ da Linkana. Pesquise gratuitamente qualquer empresa brasileira e obtenha informações como quadro societário, certificado de regularidade do FGTS, Consulta do Sintegra, certidão negativa de tributos federais. 

3. Avalie o nível de responsabilidade social corporativa do fornecedor

A responsabilidade social corporativa é o compromisso que uma empresa assume em trabalhar de forma ética, transparente e conforme as leis e normas

Significa que todas as operações evitam, ou ao menos minimizam, impactos na vida, saúde e rotina das pessoas, independentemente de se relacionarem diretamente com a marca ou não.

É possível avaliar o nível de responsabilidade social de um fornecedor a partir da análise de documentos como relatórios de práticas ESG e certificações. Inclusive, temos um artigo com exemplos. Confira! “Certificações ambientais de fornecedores: por que e como verificar?

Como diminuir o impacto social da cadeia de suprimentos?

Para diminuir, ou até eliminar, os aspectos negativos do impacto social da cadeia de suprimentos da sua empresa, você deve:

  1. implementar um código de conduta e ética: documento com regras e diretrizes comportamentais para funcionários, terceirizados e parceiros de negócio;

  2. adotar práticas de compras responsáveis: a partir de critérios de tomada de decisão como sustentabilidade, transparência, cumprimento de leis trabalhistas e sustentabilidade;

  3. realizar auditorias periodicamente: para identificar práticas ilegais e crimes na cadeia de fornecedores, a exemplo de falsificação de documentos, violação às leis trabalhistas e desobediência às regulamentações de proteção aos consumidores;

  4. contratar fornecedores sustentáveis e fornecedores diversos: o primeiro grupo é formado por empresas que trabalham alinhados ao conceito ESG, e o segundo por aquelas constituídas e/ou geridas por grupos minoritários;

  5. monitorar o desempenho das empresas fornecedoras contratadas: a fim de garantir que durante toda a validade do contrato não realizem práticas que causem impacto social negativo na sua cadeia de suprimentos.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Garanta a sustentabilidade na cadeia de suprimentos da sua empresa com a Linkana!

A Linkana é o SRM do futuro. Economize tempo na homologação de fornecedores ao automatizar e integrar aprovações de maneira simples e rápida.

Uma das nossas funcionalidades que ajuda a promover a sustentabilidade da cadeia de suprimentos do seu negócio é o Linkana ESG Rating

Esse recurso classifica e avalia automaticamente os riscos ambientais, sociais e de governança de um fornecedor a partir de informações relativas ao CNPJ.

Além de otimizar a sua análise, facilita a tomada de decisão e ajuda a proteger sua empresa de impactos sociais.

Conheça a Linkana!

A Linkana já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Raízen, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez. 

Nossa solução se destaca das outras disponíveis no mercado, pois é:

  • MODERNA → Utilize uma ferramenta de qualidade e que realmente funciona. A Linkana foi feita para seus fornecedores e gestores, com automações em todo o processo e uma experiência de usuário incomparável com a que você vê em nossos concorrentes.

  • SIMPLES → Configure e atualize sua política de homologação e cadastro de maneira flexível e prática, utilizando informações e fluxos de aprovações de acordo com as melhores práticas de mercado.

  • INTEGRADA → Temos conectores para fontes internas e serviços externos, além de integrarmos com o ERP ou S2P para as informações estarem sempre disponíveis em tempo real para seus compradores e requisitantes.

  • NACIONAL → Oferecemos nativamente e de maneira gratuita uma série de consultas automáticas a bases públicas, listas restritivas e certidões relativas às informações mais exigidas em processos de cadastro e homologação em empresas no Brasil.

Preencha agora o formulário abaixo, leve a nossa solução para a sua empresa e diga adeus a sistemas obsoletos de gestão de fornecedores!

GET TO KNOW LINKANA

We are loved by all buyers of the future

Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.

READ MORE CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market