ESG
S&P Global ESG Scores: como funciona e por que verificar ratings ESG?
A S&P Global ESG Scores é uma solução que atribui pontuações sobre as práticas ESG adotadas por diversas companhias.
Um dos principais objetivos dessa ferramenta é construir um ecossistema único de análise de informações relacionadas a questões e impactos ambientais, sociais e de governança corporativa. Com isso, a solução é capaz de gerar padrões de sustentabilidade a serem seguidos ao longo do tempo.
A S&P Global ESG Scores faz parte da S&P Global Sustainable, companhia que fornece inteligência de sustentabilidade. As soluções oferecidas visam apontar diferentes aspectos sustentáveis adotados pelas empresas avaliadas, e também contribuir para a identificação de oportunidades, impactos e riscos ESG.
Para isso, a S&P Global Sustainable capacita governos, empresas e indivíduos com diversos dados, experiência e tecnologia que, juntos, contribuem para as suas tomadas de decisão.
Neste ponto, vale destacar que a análise dos critérios ESG também deve fazer parte do processo de escolha de fornecedores para compor a supply chain da sua empresa. Afinal, essa é uma das maneiras mais indicadas de mitigar os riscos característicos desse tipo de contratação.
Com isso, em mente, siga a leitura deste artigo e confira detalhes sobre as soluções oferecidas pela divisão ESG da S&P Global Sustainable. Entenda também por quais motivos avaliar esses critérios na hora de fechar parceria com uma empresa fornecedora, e quais outras ferramentas você pode usar para fazer essa mensuração.
O que é S&P Global ESG Scores?
A S&P Global ESG Scores é uma solução que entrega avaliações ESG. Ao contrário de outros recursos que têm esse mesmo objetivo, mas que consideram apenas informações públicas para análise, essa trabalha com uma combinação de variados dados.
Na prática, significa que a oferta ESG da S&P Global Sustainable associa informações verificadas pelas próprias empresas analisadas, pareceres e comunicados apresentados pela mídia, análise das partes interessadas, entre outras. A combinação desses dados gera o relatório denominado "Corporate Sustainability Assessment", ou simplesmente CSA.
Assim, a avaliação global de sustentabilidade corporativa da S&P Global ESG Scores fornece uma gama de insights, os quais são obtidos por meio da contribuição coletiva de diversos negócios que participam desse ecossistema e que fornecem inúmeras horas de ciclos de análises ESG feitas.
Cabe aos analistas da S&P Global validarem esses dados no que se refere à precisão e à relevância. Além disso, esses especialistas discutem as melhores metodologias de avaliação dos pilares ambiental, social e de governança e, a partir desse ponto, mensuram as práticas adotadas pelas companhias avaliadas.
Como resultado, a S&P Global ESG Scores constrói e entrega uma base única de dados ESG, fomentando a divulgação de mais informações por outras companhias, bem como a estruturação de padrões de sustentabilidade corporativa a serem seguidos ao longo do tempo.
Aproveite que está aqui e leia também: "Fatores ESG: quais são e por que importam para sua empresa?"
Como funciona o rating da S&P Global ESG Scores?
O rating da S&P Global ESG Scores funciona por meio de pontuações atribuídas às respostas de perguntas que englobam 130 tópicos de sustentabilidade.
Alguns exemplos dos critérios ESG mensurados, de acordo com seus pilares, são:
ambientais:
biodiversidade;
estratégias climáticas;
geração de eletricidade;
relatórios ambientais;
eficiência de combustível;
estratégia de baixo carbono;
riscos relacionados à água;
gerenciamento de resíduos minerais;
administração de produtos;
estratégia de reciclagem;
fornecimento de matérias-primas;
práticas florestais sustentáveis;
conservação e eficiência de recursos;
política ambiental e sistemas de gerenciamento.
sociais:
direitos humanos;
inclusão financeira;
relatórios sociais;
contribuição para resultados de saúde;
atração e retenção de talentos;
desenvolvimento de capital humano;
indicadores de prática do trabalho;
impacto local das operações comerciais;
impactos sociais nas comunidades;
integração social e regeneração;
parcerias para cuidados de saúde sustentáveis.
governança:
confiabilidade;
materialidade;
gerenciamento de riscos e crises;
gerenciamento de relacionamento com clientes;
gestão da inovação;
política e medidas anticrime;
códigos de conduta comercial;
estabilidade financeira e risco sistêmico;
segurança da informação e disponibilidade do sistema;
segurança cibernética;
proteção de privacidade;
oportunidades de mercado;
influência política;
gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Modernize your supplier management today
Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.
Por que verificar as práticas ESG dos seus fornecedores?
Como dissemos logo na abertura deste artigo, verificar se os fornecedores que compõem sua rede de abastecimento adotam boas práticas ESG é fundamental para proteger sua empresa de uma série de riscos.
A prática é importante porque não basta seu negócio se preocupar com esses pilares e trabalhá-los. É preciso, também, que todos os pontos de contato e interações sigam esse mesmo princípio. Dessa forma você evita, por exemplo, que o nome da sua empresa seja relacionado a atitudes e comportamentos ilícitos e que tenha que arcar com os reflexos desses problemas.
Além disso, há o risco de desabastecimento, que pode surgir quando a empresa fornecedora é autuada e tem que interromper suas atividades, entre outras penalidades legais que refletem na sua dinâmica de entrega e qualidade.
Em outras palavras, estamos nos referindo a mitigar ameaças ESG provindas de fornecedores, tais como:
riscos ambientais:
desmatamento ilegal e/ou descontrolado;
poluição de solo, rios e mares;
geração e emissão de gases poluentes;
danos à fauna e à flora.
riscos sociais:
uso de trabalho infantil;
desrespeito aos direitos humanos;
desatendimento às leis trabalhistas.
riscos de governança:
participação comprovada em crimes como lavagem de dinheiro e corrupção;
irresponsabilidade tributária e fiscal;
descumprimento de leis e normas pertinentes ao setor de atuação.
Como consultar ratings ESG de fornecedores?
Usar rating ESG como o oferecido pela S&P Global é bastante interessante. Entretanto, é preciso considerar dois pontos no que se refere ao uso de ferramentas desse tipo.
O primeiro deles é que nem todas as empresas passam por esse tipo de avaliação, já que ela não é obrigatória. Dessa forma, se o fornecedor que pretende contratar, ou que já está na sua base, não tiver sido verificado por entidades como essa, de nada vale o acesso aos relatório gerados.
O segundo ponto é que elas não são específicas para gestão de fornecedores. Com isso, podem não contemplar tudo o que você precisa para aprimorar esse relacionamento.
Considerando esses fatores, o ideal é consultar ratings ESG de softwares direcionados para gestão de fornecedores, como é o caso do sistema da Linkana.
Como a Linkana ajuda sua empresa com ratings ESG?
Entre as diversas funcionalidades oferecidas pela Linkana, a voltada para análises de ameaças ambientais, sociais e de governança é o Linkana ESG Rating, ferramenta que avalia automaticamente esses riscos.
Considerando dados e informações apresentadas pelos próprios fornecedores, o Linkana ESG Rating calcula e aponta o percentual de risco que uma determinada empresa fornecedora pode trazer para a sua, ajudando bastante na sua tomada de decisão.
Assista agora mesmo este vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e entenda mais sobre o Linkana ESG Rating.
Quer essa e outras funcionalidades da Linkana na sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas!
GET TO KNOW LINKANA
We are loved by all buyers of the future
Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.
READ MORE CONTENTS