Gestão de Fornecedores

Estudo dos fornecedores: guia para pesquisar da forma certa

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

November 2, 2023

November 2, 2023

November 2, 2023

O estudo dos fornecedores pode ser definido com um processo de pesquisa realizado para encontrar a melhor empresa fornecedora possível para compor a cadeia de suprimentos de um negócio.

A ideia, portanto, é encontrar um parceiro confiável, que garanta o fluxo de abastecimento e, com isso, a continuidade das atividades da companhia.

Entre os pontos que devem ser avaliados na análise, estão a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, a capacidade de entrega, o cumprimento de leis e normas, entre outros.

Independentemente do porte ou do segmento, fazer uma boa pesquisa de fornecedores é fundamental para evitar diversos problemas para a empresa, incluindo operacionais, financeiros, e até mesmo reputacionais e de imagem.

Imagine trazer para a rede de abastecimento do seu negócio um fornecedor que está com problemas jurídicos por ter se envolvido em crimes como lavagem de dinheiro?

Durante o processo de contratação, seu time de compras e procurement não se atentou a esse fato e, agora que o parceiro comercial já está na base cadastral, está comprometendo a reputação da sua marca. Bastante complicado, não?

Nesse sentido, o estudo dos fornecedores é uma forma de evitar tais questões, bem como de elevar a qualidade dos insumos e serviços adquiridos. 

A importância desse levantamento deve ter ficado clara após a explicação anterior Porém, a pergunta que fica é: como fazer a pesquisa corretamente? Siga a leitura deste artigo e confira como é feita a avaliação dos fornecedores, quais pontos que não podem faltar e muito mais!

O que é estudo dos fornecedores?

O estudo dos fornecedores, ou pesquisa de fornecedores, é uma prática que visa levantar informações sobre essas empresas, com o objetivo de encontrar a mais adequada para atender às necessidades de abastecimento do seu negócio.

Explicando de outro modo, consiste em verificar diversos dados e informações de empresas fornecedoras que, em um primeiro momento, parecem ser aptas para compor a cadeia de abastecimento da sua companhia.

Entre os diversos motivos pelos quais é importante incluir o processo de pesquisa na gestão de fornecedores, está a mitigação de riscos para o seu negócio.

Ao analisar pontualmente a atuação da empresa que pretende contratar, você e seu time de compras e procurement têm a chance de verificar, previamente, questões como:

  • atendimento ou não às leis e normas, tais como trabalhistas, ambientais e outras específicas do ramo de atuação;

  • práticas adotadas para alinhar as atividades ao conceito ESG (socioambiental e de governança);

  • reputação e histórico de atendimentos anteriores;

  • status do CNPJ, revelando se o negócio está atuando legalmente ou não;

  • entre outros pontos relacionados.

Como você deve estar imaginando, a pesquisa de fornecedores ajuda a encontrar o melhor parceiro para o seu negócio. Entretanto, paralelamente, também o protege de uma série de ameaças que podem comprometer o faturamento e o crescimento da marca.

Dica de leitura: "Riscos na cadeia de suprimentos: quais são e como evitá-los?"

Como fazer um estudo dos fornecedores? 

Para fazer um estudo dos fornecedores de maneira eficiente, há algumas boas práticas que você pode adotar. Entre as principais, estão:

  • identifique quais são as necessidades da sua empresa;

  • conheça os tipos de fornecedores existentes;

  • inicie sua pesquisa de fornecedores;

  • avalie os fornecedores selecionados mais de perto.

Veja detalhes sobre cada passo a seguir. 

1- Identifique quais são as necessidades da sua empresa

Antes de saber de quem comprar, é fundamental saber o que você precisa comprar, concorda? Por isso, o primeiro passo do estudo é identificar o que sua empresa precisa, preferencialmente alinhando as quantidades às demandas apresentadas pelos clientes, a fim de evitar gastos desnecessários.

Não se esqueça também de relacionar a gestão de estoque à de fornecedores, como forma de evitar a aquisição de itens e/ou serviços a mais ou a menos, visto que a prática pode comprometer tanto o fluxo produtivo quanto o orçamento da companhia.

Aproveite e leia também: "O que é ruptura de estoque e como evitá-la no seu negócio?"

2- Conheça os tipos de fornecedores existentes

Basicamente, existem três tipos de fornecedores. Conhecê-los é uma boa forma de direcionar sua pesquisa e otimizar o tempo dedicado a essa atividade. São eles:

  • monopolistas: oferecem soluções exclusivas, por isso, não têm concorrentes e geram dependência nas contratações;

  • habituais: comercializam produtos ou serviços comuns a vários segmentos, o que contribui para negociações e busca por preços menores devido à concorrência;

  • especiais: empresas fornecedoras que trabalham com demandas pontuais, raras ou específicas que precisam ser supridas em um determinado momento.

3- Inicie sua pesquisa de fornecedores

Se você já sabe o que precisa e que tipo de fornecedor consegue atender às necessidades da sua empresa, já pode iniciar a busca pelos parceiros.

Para tanto, existem diversos caminhos a seguir. Alguns dos mais interessantes são: 

  • realizar pesquisas na internet;

  • participar de feiras e eventos do seu ramo de atuação;

  • analisar indicações de conhecidos, funcionários, clientes e outros;

  • entrar em contato com entidades de classe;

  • usar uma fundação de dados de fornecedores compartilhada, como a oferecida pela Linkana.

A base de dados de fornecedores, como também pode ser chamada, é um banco de dados externo, compartilhado entre os usuários do sistema da Linkana, que contempla diversas informações validadas de empresas fornecedoras.

A solução — que é tida como a nova era da tecnologia em procurement —, otimiza o tempo de análise e homologação de fornecedores qualificados e permite o aproveitamento de insights gerados por outros compradores.

Confira, neste e-book sobre fundação de dados de fornecedores compartilhada, como a ferramenta funciona e todas as vantagens de usá-la na sua empresa.



4- Avalie os fornecedores selecionados mais de perto

Após chegar a uma lista de fornecedores potencialmente aptos para atender seu negócio, é preciso confirmar a hipótese. Para tal, você deve submetê-los a uma avaliação mais precisa e rigorosa. 

No caso, estamos falando do processo de homologação de fornecedores, que deve começar com a análise do CNPJ do potencial parceiro, passando pela verificação de diversos documentos, mensuração de riscos, avaliação de compliance e mais.

Temos um artigo que fala sobre o assunto e também explica como otimizar a atividade. Não deixe de ler: "Para que serve um portal de homologação de fornecedores?"

Como é feita a avaliação dos fornecedores? 7 principais pontos 

Como comentamos logo na abertura deste artigo, há alguns pontos que não podem faltar na avaliação dos fornecedores. Entre os que você precisa se atentar, estão:

  • histórico da empresa e tempo de mercado;

  • reputação perante stakeholders; 

  • saúde e estabilidade financeira;

  • capacidade operacional;

  • práticas de sustentabilidade;

  • análise de custo-benefício;

  • verificação da qualidade dos insumos e serviços fornecidos.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Como funciona a gestão dos fornecedores? 

A gestão de fornecedores funciona como um conjunto de ações que têm, por objetivo, encontrar e gerenciar empresas fornecedoras que farão ou já fazem parte da cadeia de abastecimento do negócio. O processo é complexo e contempla diferentes etapas, como estudo de fornecedores e avaliação de desempenho dos contratados.

Realizar todas essas atividades demanda tempo e atenção. Por isso, desenvolvê-las manualmente não é viável, especialmente em companhias com uma cadeia de suprimentos robusta e formada por vários parceiros.

Assim, a melhor maneira de fazer a gestão de fornecedores é com a ajuda da tecnologia, como com as soluções oferecidas pela Linkana.

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem potenciais parceiros comerciais em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente os processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de informações e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Assista a este vídeo, com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e confira o que oferecemos para a sua empresa!

https://youtu.be/T4CMXDrgswQ

Achou interessante e quer essas funcionalidades na área de compras e procurement do seu negócio? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como isso é possível!


CONHEÇA A LINKANA

We are loved by all buyers of the future

Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.

LEIA MAIS CONTEÚDOS

Discover more news and trends in the procurement market