Compras
Agilidade em compras corporativas: 5 melhores práticas!

A agilidade em compras corporativas é a capacidade de o setor de aquisições de uma empresa responder rapidamente às mudanças de mercado, necessidades e preferências dos clientes finais e realidade do negócio. O objetivo é alcançar adaptabilidade e flexibilidade sem comprometer a qualidade ou elevar os custos.
No caso, nos referimos a um setor de compras que adota diferentes metodologias ágeis para garantir o abastecimento da companhia no momento certo e na quantidade ideal, com a aquisição de produtos e/ou serviços necessários para a continuidade das operações.
Ao trabalhar dessa forma, é possível realizar um planejamento de demanda muito mais eficiente, alinhado ao cenário atual da companhia e ajustável às transformações econômicas.
Além desses, há diversos outros benefícios de promover agilidade em compras corporativas. Siga a leitura para conhecê-los e saber quais práticas adotar para implementar o conceito na sua empresa!
O que é agilidade em compras corporativas?
A agilidade em compras corporativas é a habilidade de adaptar rapidamente um negócio frente a diferentes mudanças, como transformações do mercado, alterações no planejamento de demandas, de preferências dos clientes finais ou da situação econômica da empresa.
O conceito parte da utilização das metodologias ágeis, práticas e formas de trabalho que têm por objetivo aprimorar e flexibilizar os processos tradicionais do setor de compras e torná-los mais dinâmicos, eficientes e rápidos.
Estes são alguns exemplos de métodos ágeis aplicáveis a planejamento de compras:
Kanban: trata-se do acompanhamento visual de um processo ou projeto, por meio de cartão do tipo Post-It®;
Scrum: sistema que separa as atividades em ciclos de trabalho denominados sprints;
Lean: metodologia que ajuda a diminuir o desperdício de materiais e custos;
Smart: criação de objetivos verdadeiramente alcançáveis.
Temos um artigo que explica cada método em detalhes e como utilizá-los. Não deixe de ler: “Metodologias ágeis em compras: como aplicar e quais seus pilares”
Quais são os desafios das compras tradicionais?
Um dos motivos pelos quais é interessante adotar a agilidade em compras corporativa é que o conceito ajuda a lidar com os principais desafios das compras tradicionais, como:
fluxo de aquisição lento e burocrático;
falta de visibilidade das atividades de aquisição;
pouca ou nenhuma flexibilidade frente a mudanças;
dificuldade de estabelecer bons relacionamentos com os fornecedores;
alta dependência de processos manuais;
ausência de colaboração entre os setores;
foco exagerado no custo das aquisições em detrimento de outros critérios, como qualidade, fomento à inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.
Por meio de um planejamento de compras ágil, é possível resolver questões assim porque a metodologia inclui práticas como:
automação de processos;
uso de dados para embasar decisões;
descentralização das operações;
construção de relacionamentos estratégicos com fornecedores.
Assim, ao adotar o conceito, é possível obter diversos retornos positivos, como os que listamos no próximo tópico.
8 benefícios da agilidade em compras corporativas
Estes são alguns dos principais benefícios da agilidade em compras corporativas:
aumento da eficiência operacional: decorrente de processos automatizados, com menos erros e necessidade de retrabalho, o que resulta em um time muito mais produtivo;
capacidade de resposta rápida às mudanças: por conta da flexibilidade que as metodologias ágeis que ajudam a adequar os planejamentos de compras em menos tempo;
aprimoramento das tomadas de decisão: pois os sistemas e softwares de automação fornecem dados que embasam escolhas mais estratégicas;
redução de custos e uso mais consciente dos recursos financeiros: visto que a agilidade permite ajustar o planejamento de demandas conforme as necessidades atuais, o que evita desperdícios e compras excessivas;
melhora do relacionamento com fornecedores: um dos resultados de negociações mais benéficos para ambas as empresas, de parcerias colaborativas e de processos de compras mais fluidos e livres de ruídos;
otimização da gestão de riscos: pelo fato de as metodologias ágeis facilitarem, por exemplo, a diversificação de fornecedores e a criação de planos de contingência ajustáveis;
alinhamento com os objetivos gerais da empresa: pois os profissionais do setor de compras conseguem fazer planejamentos de demandas adaptáveis ao ritmo de crescimento do negócio e assim apoiar, por exemplo, o lançamento de novos produtos e/ou serviços;
promoção da inovação da área de compras: devido ao uso de uma metodologia moderna, ajustável e da utilização de tecnologias que promovem a automação dos processos;
aumento do nível de satisfação do cliente final: resultado de todos os benefícios anteriores e da qualidade dos insumos/serviços que permitem a venda de itens e soluções conforme os padrões que os consumidores esperam receber.
Sugestão de leitura: “Como melhorar a experiência do cliente por meio da logística de vendas”
As 5 melhores práticas para planejamento ágil de compras
Para implementar o conceito de agilidade na sua empresa, adote práticas para planejamento ágil de compras como:
implementação de metodologias ágeis;
automação de processos;
aprimoramento do planejamento de demandas;
fortalecimento da colaboração entre setores;
segmentação estratégica de fornecedores.
Entenda os detalhes!
1. Implementação de metodologias ágeis
Entre as opções — Kanban, Scrum, Lean e Smart — verifique qual se adequa melhor às necessidades de fluxo de trabalho do setor de compras da sua empresa. Teste mais se um método e, se considerar conveniente, use mais de um simultaneamente.
2. Automação de processos
Adote ferramentas que promovam a automação dos processos de compras, como sistemas de gestão de estoque e SRM — Supplier Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com Fornecedores, em português.
Assim, você padroniza as atividades, elimina tarefas manuais, desburocratiza fluxos, reduz erros e gera diversos dados para embasar as decisões de aquisição.
Modernize your supplier management today
Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.
3. Aprimoramento do planejamento de demandas
Aprimore o planejamento de demandas da sua empresa por meio de bases como:
análise de histórico de compras;
verificação de tendências de mercado;
acompanhamento das mudanças de comportamento dos consumidores;
chegada de novas tecnologias.
Dessa forma, formará um planejamento de aquisição mais realista, econômico e alinhado com o conceito de agilidade em compras corporativas.
4. Fortalecimento da colaboração entre setores
Ocorre por meio da construção de fluxos de comunicação claros, precisos e contínuos entre o setor de compras e outros departamentos, como vendas e marketing. A colaboração interna contribui para aquisições enxutas, livres de desperdícios e que garantem a execução dos planos de crescimento do negócio.
5. Segmentação estratégica de fornecedores
Aqui, o objetivo é separá-los por critérios, como risco para a cadeia de suprimentos, relevância para a continuidade das atividades da empresa e volume de compras.
Ao fazer a separação, terá uma visão melhor de quais parceiros de abastecimento têm potencial para ajudar o seu negócio em situações de mudanças de mercado.
Com o SRM da Linkana, você seleciona e homologa fornecedores para em poucos cliques, por meio da automatização e integração de aprovações de maneira simples e rápida.
Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definindo o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.
A Linkana já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Raízen, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.
Solicite agora uma demonstração, confira tudo o que a Linkana oferece para o seu negócio e tenha processos de compras muito mais ágeis!
FAQ
Como adotar tecnologias digitais para compras ágeis?
Para adotar tecnologias digitais para compras ágeis, analise o processo atual da sua empresa, verifique pontos de melhoria e automação e busque ferramentas que resolvam as questões, a exemplo de softwares de gestão de estoque e de homologação de fornecedores.
Como melhorar a colaboração para agilidade em compras?
Para melhorar a colaboração para agilidade em compras, crie fluxos de comunicação, incentive a troca de informações entre os departamentos e adote soluções que contribuam com esse cenário, a exemplo de um ERP integrado a outros sistemas, como um SRM.
GET TO KNOW LINKANA
We are loved by all buyers of the future
Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.
READ MORE CONTENTS