Gestão de fornecedores
Por que usar soluções integradas na cadeia de suprimentos?
As soluções integradas na cadeia de suprimentos são tecnologias que ajudam a construir uma rede conectada de agentes participantes da fabricação, armazenamento e distribuição de produtos e/ou serviços.
Entre os objetivos estão otimizar processos, melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a competitividade.
Para ficar clara a importância da integração da cadeia de suprimentos, trouxemos alguns dados da pesquisa realizada pela MindMiners e EXAME, em parceria com a DP World.
Conforme o levantamento, a oferta de soluções logísticas integradas é a grande tendência em supply chain, e a relação com fornecedores um dos maiores desafios para a criação de processos de abastecimento eficientes.
Os fluxos que envolvem várias empresas fornecedoras elevam os custos e aumentam as falhas na comunicação. Entre as estratégias para resolver essas questões, estão consolidar fornecedores, apontada por 55% dos gestores entrevistados, e acelerar a digitalização e automação (50%).
Por motivos como esses é tão importante você entender como funciona uma supply chain integrada. Dessa forma, tem a chance de minimizar gastos e de construir relacionamentos comerciais mais confiáveis e duradouros.
Quer saber como? Continue neste artigo e entenda o papel das soluções integradas na cadeia de suprimentos nesse processo.
O que é integração da cadeia de suprimentos?
A integração da cadeia de suprimentos, ou supply chain, consiste na coordenação da forma de trabalho dos agentes envolvidos nessa atividade, como fabricantes, distribuidores e fornecedores. O objetivo é sincronizar as operações, evitar erros, minimizar riscos e perdas financeiras e garantir o sucesso de todos os fluxos.
A construção de uma supply chain harmônica requer práticas como:
planejamento: que envolve identificação das necessidades da empresa e definição de metas e estratégias para supri-las;
escolha dos parceiros comerciais: a exemplo de fornecedores qualificados para garantir o fluxo de abastecimento ideal, na quantidade e qualidade esperadas;
treinamento e capacitação do time de compras e procurement: para reconhecerem rapidamente falhas nos processos integrados, bem como pontos de melhoria;
adoção das tecnologias certas: como um SRM (Supplier Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento de Fornecedores, em português), que automatiza diversas tarefas e aprimora o gerenciamento de fornecedores.
Sobre esse último tópico, leia o artigo: “SRM integrado: 7 vantagens para a sua empresa!"
Modernize your supplier management today
Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.
Como funciona a cadeia de suprimentos integrada?
Uma cadeia de suprimentos integrada funciona a partir do compartilhamento de fluxos e informações entre os participantes dessa rede. Dessa forma, as operações se conectam, se complementam e ocorrem de maneira fluida e ininterrupta.
Imagine uma fábrica de roupas. Para funcionar corretamente, esse negócio precisa contar com alguns agentes, como fornecedores de matéria-prima (a exemplo de tecidos e linhas), e de uma empresa terceirizada para realizar a logística de distribuição das peças prontas aos varejistas.
O objetivo por trás do uso de soluções integradas na cadeia de suprimentos é justamente otimizar essa interação.
No caso, tão logo a fabricante identifique um novo pedido, o sistema envia uma solicitação de aquisição de insumos aos fornecedores, que respondem com o prazo de entrega.
O recurso então emite um alerta à transportadora e informa que em um determinado prazo (previamente cadastrado conforme o fluxo produtivo da empresa fabricante) haverá uma carga para retirar e entregar no varejista.
Dessa forma, todos os envolvidos nesse processo conseguem ajustar suas operações e evitar problemas como perda de prazos e insatisfação do contratante e do cliente final.
Dica! Não deixe de ler este artigo: "O que é logística de suprimentos? Organize matérias-primas e insumos"
Qual a importância de soluções integradas em supply chain?
As soluções integradas em supply chain são importantes porque geram benefícios como:
melhoria da visibilidade e controle de processos;
ganho de vantagem competitiva;
previsibilidade de tempo de finalização das etapas da cadeia de suprimentos;
aumento da eficiência operacional;
diminuição de falhas;
redução de ruídos na comunicação empresarial;
otimização de custos;
aprimoramento do desempenho logístico;
construção de fluxos de abastecimento sustentáveis;
eliminação de gargalos e burocracias.
Porém, para usufruir desses resultados, os gestores precisam se atentar e superar alguns desafios, como:
complexidade da supply chain;
alinhamento de culturas organizacionais;
garantia de proteção de dados (riscos cibernéticos);
resistência dos parceiros quanto ao uso de novas tecnologias;
compreensão de todos os participantes sobre a importância de usarem soluções integradas na cadeia de suprimentos.
Temos um artigo que fala mais sobre esse tema. Confira! "7 desafios da cadeia de suprimentos e como superá-los"
Quais as melhores soluções integradas na cadeia de suprimentos? 4 exemplos!
Estes são alguns ótimos exemplos de soluções integradas na cadeia de suprimentos:
sistemas de gestão integrada;
plataformas de colaboração e comunicação;
Big Data;
SRM.
1. Sistemas de gestão integrada
Os sistemas de gestão integrada — ERPs (Enterprise Resource Planning) —, são soluções que centralizam todos os processos e atividades de uma empresa em um único software.
Esse recurso é vantajoso pois, ao automatizar tarefas, facilita o compartilhamento de dados e informações, entrega uma visão geral do negócio e aumenta a eficiência operacional.
2. Plataformas de colaboração e comunicação
São sites, aplicativos e sistemas que otimizam a comunicação interna e externa, tanto escrita quanto em áudio e vídeo. Alguns exemplos são o WhatsApp Business, Slack e Google Meet.
3. Big Data
Essa tecnologia na cadeia de suprimentos analisa grandes volumes de dados e auxilia na previsão de tendências, reconhecimento de comportamentos de clientes e identificação de mudanças no mercado.
Seu uso também ajuda os profissionais a tomarem decisões mais precisas e realistas e a identificarem padrões que podem resultar na otimização de fluxos operacionais e diminuição de gastos.
4. SRM
O SRM é uma tecnologia na cadeia de suprimentos que otimiza e automatiza a gestão de fornecedores. Por meio desse sistema é possível homologar esses parceiros comerciais em menos tempo e acompanhar seus desempenhos de maneira mais fluida e otimizada.
Estas são algumas das vantagens de usar esse sistema:
padronização do processo de homologação;
monitoramento automáticos de documentos e vencimentos;
redução de riscos de conformidade;
identificação mais rápida de fornecedores qualificados.
Assista a este vídeo com Leo Cavalcanti e entenda melhor o que é um SRM:
Conheça o SRM da Linkana!
O SRM da Linkana é uma das melhores soluções integradas na cadeia de suprimentos que você encontrará. Um dos motivos é que o nosso sistema se conecta a todos os ERPs e softwares de compras e fornecedores do mercado!
Somos o SRM do futuro, utilizado pelos maiores compradores do Brasil, como Raízen, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.
Economize tempo na homologação de fornecedores ao automatizar e integrar aprovações de maneira simples e rápida.
Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as suas decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definido o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.
Preencha agora o formulário abaixo e leve o SRM da Linkana para a sua empresa!
GET TO KNOW LINKANA
We are loved by all buyers of the future
Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.
READ MORE CONTENTS