Gestão de Fornecedores
É possível aprimorar a gestão de fornecedores para hipermercados?
A gestão de fornecedores para hipermercados inclui a identificação, a qualificação e a contratação de provedores de diversas áreas alimentícias, por exemplo:
fabricantes de produtos diversos, tais como itens de higiene, alimentos processados e/ou embalados, bebidas, entre outros;
empresas frigoríficas para fornecimento de carnes bovinas, suínas, aves e mais;
empresas de laticínios para fornecimento de leite e seus derivados.
Aqui, vale destacar que esse é um setor de grande peso para a economia brasileira. Segundo dados da Abras, Associação Brasileira de Supermercados, em 2021 o faturamento desse segmento foi de R$ 611,2 bilhões. Esse resultado consolidado representa 7,03% do PIB, Produto Interno Bruto nacional.
No ano de 2021 também houve um aumento no número de estabelecimentos desse nicho, chegando a 92.588 lojas contra 91.351 existentes em 2020.
A geração de empregos é outro ponto de destaque desse segmento, com 3,1 milhões de profissionais diretos e indiretos contabilizados pela Abras em 2021.
Esses números mostram quanto esse setor cresceu nos últimos anos e segue em expansão, o que, consequentemente, aumenta também a competitividade entre seus participantes.
Por motivos como esse é que a gestão de fornecedores deve ser feita de maneira estratégica, priorizando o atendimento das necessidades dos clientes, mas também usando abordagens que fomentem o crescimento do negócio.
Como fazer isso? Superar seis dos maiores desafios é a primeira etapa rumo à realização de uma gestão de fornecedores para supermercados realmente eficiente.
É sobre isso que falaremos agora, neste artigo. Continue a leitura para conferir!
As 6 maiores dificuldades da gestão de fornecedores para hipermercados
As maiores dificuldades comumente vistas durante a gestão de fornecedores para hipermercado são:
atender às expectativas e necessidades dos clientes
trazer novidades para as prateleiras
garantir a qualidade dos produtos
montar o estoque de forma estratégica
ter um cadastro diversificado de fornecedores
considerar a margem de lucratividade
Atender às expectativas e necessidades dos clientes
Uma das premissas para uma boa gestão de fornecedores para hipermercados é adquirir produtos de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes.
De forma prática, isso significa buscar provedores que tenham os itens que os consumidores desejam comprar — por exemplo, abastecer as prateleiras com as marcas favoritas do público-alvo.
Esse posicionamento pode ser visto como uma abordagem estratégica, já que traz para o estabelecimento insumos que realmente contribuirão para atrair consumidores, fidelizá-los e, consequentemente, aumentar o volume de vendas e de faturamento.
Trazer novidades para as prateleiras
Partindo desse mesmo princípio, os profissionais de compras e procurement precisam identificar quais novidades estão sendo lançadas no setor de alimentos, produtos de higiene e afins e, considerando o perfil dos consumidores do hipermercado, adquirir esses itens para colocá-los à venda.
Essa postura contribui para aumentar a competitividade do negócio, que tem a chance de sair na frente dos concorrentes e, mais uma vez, aumentar a sua taxa de atração, fidelização e faturamento.
Garantir a qualidade dos produtos
A qualidade do que está sendo vendido em um supermercado é de suma importância. Comercializar alimentos vencidos, ou de marcas que estejam em divergência com as regras de vigilância sanitária, por exemplo, compromete seriamente a imagem do negócio, afastando clientes.
A gestão de fornecedores para hipermercados precisa se atentar a esse fato, alinhando a data de vencimento dos produtos, ao prazo de entrega definido pelo fornecedor e ao tempo que terá para comercializá-los antes de eles se tornarem impróprios para consumo ou uso.
Montar o estoque de forma estratégica
Montar um estoque de forma estratégica consiste em identificar a real necessidade de reposição do estabelecimento, de modo que não haja excessos nem déficit de produtos.
O excesso de compras gera gastos desnecessários, especialmente se o item adquirido não tiver bom volume de vendas. O déficit, por sua vez, impacta negativamente no nível de satisfação do cliente, induzindo-o a buscar um concorrente que venda o que ele deseja comprar.
Ter um cadastro diversificado de fornecedores
Um cadastro diversificado de fornecedores é uma forma de evitar que o hipermercado fique sem produtos para vendas. A ideia é ter opções de fornecedores qualificados que possam suprir a ausência uns dos outros em caso de algum tipo de problema.
Por exemplo, se um fornecedor não consegue entregar um determinado produto para o mercado por estar com problemas na frota, o time de compras tem a chance de, rapidamente, acionar outro para suprir a demanda do negócio e não impactar no fluxo de vendas.
Aqui, vale destacar também que, além da importância de ter vários fornecedores qualificados no cadastro da sua empresa, é fundamental trabalhar com fornecedores diversos.
De acordo com a definição da Nacional Minority Supplier Development Council (NMSDC), a mais antiga entidade voltada à defesa dos interesses de grupos étnicos sistematicamente excluídos: “Um fornecedor diverso é uma empresa cujo controle ou propriedade é de, ao menos 51% de um indivíduo ou de um grupo minoritário“
Quanto aos benefícios da diversidade de fornecedores, podemos citar os dados de uma pesquisa realizada pela empresa BDC, banco para empreendedores canadenses, a qual revelou que essa abordagem gera resultados 133% maiores para os contratantes e tende a levar a novos fluxos de receita.
Um dos motivos é que, em linhas gerais, os fornecedores diversos entregam mais e melhor em comparação àqueles que não fazem parte desse grupo.
Considerar a margem de lucratividade
O comprador do passado buscava saving a qualquer custo para reduzir gastos, porém, isso pode comprometer a qualidade do que está sendo adquirido e até mesmo o relacionamento com os fornecedores.
Já o gestor de compras do futuro acredita na necessidade de resiliência de sua cadeia de fornecimento, construindo alianças estratégicas com provedores, diversificando sua base, buscando inovação e criando estratégias para se antecipar e prevenir riscos.
Tudo isso também precisa estar alinhado à geração de lucro para o negócio. Ou seja, a gestão de fornecedores para hipermercados precisa buscar preços baixos sem que isso diminua a qualidade do que está sendo adquirido e, ao mesmo tempo, dar uma boa margem de lucratividade para o momento da revenda.
Comprador do passadoComprador do futuroPrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.SistemaUm único sistema controlando tudo.Um hub central que se conecta com apps facilmente.FornecedorSaúde financeira, qualidade e performance.Saúde financeira, qualidade, performance, ESG e D&I
Modernize your supplier management today
Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.
Por que a Linkana é uma aliada na gestão de fornecedores para supermercados?
A Linkana é uma aliada na gestão de fornecedores para hipermercados e supermercados porque é o primeiro e maior software voltado para essa atividade em rede.
Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques.
Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.
Do ramo alimentício, a companhia Ajinomoto é uma das histórias de sucesso da Linkana, que conta com clientes que conseguiram reduzir em até 90% o tempo gasto com cadastro e onboarding de fornecedores.
Entre os diferenciais dessa ferramenta estão:
Perfis de fornecedores certificados → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.
Base de dados viva e unificada → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.
Fundação de dados integrada → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.
Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo
GET TO KNOW LINKANA
We are loved by all buyers of the future
Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.
READ MORE CONTENTS