Compliance
O que é Criminal Compliance? Qual sua importância no cenário corporativo?
A preocupação com a integridade de uma organização ao longo de toda sua estrutura e dos seus parceiros comerciais já é recorrente para a gestão empresarial. De fato, existem diferentes formas de abordar o tema, entre as quais temos com certo destaque o criminal compliance.
De modo geral, a gestão de riscos criminais passou por um processo de consolidação com a Lei Anticorrupção, que surgiu para definir a classificação e punições aplicáveis a empresas corruptoras, que cometem fraudes contra a administração pública.
Para uma explicação simplificada sobre a LAC, assista o vídeo a seguir:
Com o potencial impacto negativo que uma condenação pode trazer para uma empresa, ficou claro que seria importante investir na implementação de uma estrutura de compliance. Entre suas obrigações, combater a prática criminosa na companhia e rede de fornecedores é uma prioridade.
Veja como isso funciona a seguir. Ao longo deste artigo, vamos entender melhor o que é o criminal compliance, conferir seus objetivos e descobrir seus principais benefícios para a gestão de riscos.
O que é Compliance Criminal?
Começando pela definição de criminal compliance, ele é caracterizado pelo conjunto de práticas desenvolvidas para assegurar uma conduta honesta e legítima para a empresa, coibindo ações corruptas ou fraudulentas, cometidas por colaboradores, gestores ou mesmo parceiros de uma companhia.
Como exemplo das ações da gestão de riscos criminais, podemos citar a implantação de sistemas de controle financeiro e fiscal, como auditorias em compras e o suporte à atividade do conselho administrativo. Também merecem destaque as atividades de treinamento, capacitação e monitoramento operacional.
Assim como uma empresa faz o controle do estoque para evitar furtos por parte dos colaboradores, ela também precisa garantir que o recolhimento de tributos e conformidade dos balanços financeiros estejam em dia.
Isso se estende também aos demais parceiros de uma organização. Os fornecedores precisam atuar em conformidade com a lei e fechar parcerias com terceiros que estejam em dívida com a justiça é um risco grave, que deve ser evitado a todo custo.
Para realizar a análise de Compliance dos seus fornecedores, você pode contar com o diagnóstico de CNPJ da Linkana. Basta agendar uma demonstração gratuita da nossa ferramenta!
Quais os principais objetivos do Criminal Compliance?
Agora que se entende melhor o compliance criminal, vamos elaborar a respeito dos seus principais objetivos. Primeiramente, temos o intuito de promover uma atividade segura, transparente e contínua, ou seja, livre de interrupções ou sanções impostas a empresa ou um de seus parceiros.
Dessa forma, o criminal compliance busca criar uma cultura preventiva, combatendo situações que possam ser exploradas em atividades ilícitas e que acabam causando danos significativos para a organização.
Essa atuação é muito relevante, considerando que a ação criminosa por parte de qualquer colaborador pode levar à responsabilização da empresa..
Ao longo da rotina diária, uma operação despreparada pode dar brechas para a ação de pessoas desonestas ligadas a ela. Identificar essas oportunidades, criar processos para evitá-las e ainda detectar sinais de alerta são medidas importantes para assegurar uma conduta legítima.
Mesmo com o foco na prevenção de eventos de corrupção, fraude e lavagem de dinheiro, o criminal compliance também envolve outras áreas que possam causar danos para a organização empresarial.
Por exemplo na prevenção de riscos trabalhistas, como a ausência do recolhimento de FGTS ou então o descumprimento de normas regulamentadoras, que podem levar a punições graves e escalonáveis, já que temos o precedente estabelecido e aplicável a demais colaboradores.
Também vale citar a questão da sustentabilidade nas corporações e ações de compliance ambiental. Falhas no combate à poluição e exploração ilegal de recursos naturais pode levar à aplicação de embargos pelo IBAMA, entre outras punições.
A meta geral é garantir que a atuação da pessoa jurídica ocorra de acordo com a lei, independentemente do setor e do colaborador envolvidos na ação. Da mesma forma, práticas criminosas não se limitam apenas a questões fiscais e financeiras. Portanto, as medidas preventivas também precisam se diversificar.
Modernize your supplier management today
Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.
5 benefícios do criminal compliance para empresas
A partir da compreensão sobre os objetivos da gestão de riscos criminais por meio de estratégias de compliance, vemos que a prática é capaz de gerar uma série de vantagens para a organização que a implementa.
Essa conclusão pode ser consolidada com base nos 5 principais benefícios do compliance criminal listados a seguir.
1. Garantia da integridade civil e criminal
A confiabilidade de uma empresa depende de uma conduta íntegra e legítima, sempre de acordo com o que está previsto na lei.
Como a prática visa a prevenção de fraudes e o combate a atividades corruptas por parte da organização, seus colaboradores e parceiros, ela pode se prevenir quanto às ações de responsabilidade cível ou criminal. Isso evita a ocorrência de processos, bem como a incidência de decisões judiciais desfavoráveis.
2. Prevenção a prejuízos financeiros
Também consta entre os benefícios a garantia da saúde financeira da empresa que pratica o compliance criminal. Ela evita prejuízos diretos provenientes de fraudes internas e na relação com seus fornecedores, ao mesmo tempo que combate eventos passíveis de sanções, embargos e multas.
3. Proteção da reputação corporativa
Tudo isso gera a manutenção da reputação corporativa, caracterizada pela imagem a longo prazo que uma empresa tem perante o mercado, stakeholders e o público em geral.
Medidas dessa natureza combatem o risco reputacional, diminuindo eventos condenáveis pela lei e também por parte da opinião pública.
4. Ganho de eficiência e produtividade
Ao assegurar uma conduta legítima, eficiente e dentro dos padrões legais pertinentes, a estratégia de compliance também pode promover o aumento da produtividade. Além de tornar a operação a prova de falhas, ela pode elevar o senso de fidelização e o employer branding.
Dessa forma, o reconhecimento e identificação dos colaboradores com uma postura ética tendem a aumentar, provocando maior comprometimento, dedicação e auto-fiscalização.
5. Ganho de competitividade
O valor agregado pela prática do criminal compliance é reconhecido pelo mercado, conforme apontado anteriormente. Por isso, a empresa também pode aproveitar de uma vantagem competitiva de destaque nas suas concorrências.
Uma reputação respeitável e conduta mais segura tornam a organização uma alternativa preferencial para investidores, consumidores e parceiros, facilitando etapas de negociação, compras e vendas.
Facilite a análise de compliance com a Linkana
A Linkana utiliza tecnologia de Robot Process Automation e Machine Learning para automatizar a consulta de documentos públicos em processos de qualificação de fornecedores.
Sem burocracia e com elevada eficiência, essa ferramenta é essencial para formar uma cadeia de suprimentos confiável e fazer a gestão de terceiros com muito mais segurança e qualidade.
Agora você está preparado para promover o criminal compliance na sua organização. Compartilhe sua opinião sobre o tema junto deste artigo nas redes sociais e veja o que outros têm a dizer.
Garanta o compliance com a Linkana. Faça uma demonstração gratuita do software agora mesmo, basta preencher o formulário para agendarmos uma reunião.
GET TO KNOW LINKANA
We are loved by all buyers of the future
Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.
READ MORE CONTENTS