Governança
Como implementar blockchain nas empresas? 5 passos para começar a usar essa tecnologia

Para falarmos como implementar blockchain em um negócio, o primeiro passo é entender de maneira mais ampla o que contempla essa tecnologia.
A rede blockchain pode ser definida como um banco de dados descentralizado, formado por blocos que armazenam informações criptografadas de uma determinada operação.
Por exemplo, se essa tecnologia estiver sendo utilizada por uma empresa de serviços financeiros, serão os dados e informações provenientes dessas operações que estarão registrados nos blocos, que podem ser empréstimos, financiamentos, entre outros.
As camadas de segurança de uma rede blockchain estão totalmente relacionadas às suas características, sendo que as principais são imutabilidade, transparência e descentralização.
A imutabilidade se dá pelo fato de os dados receberem um registro do dia e hora que foram criados, sendo inseridos na rede por ordem cronológica. Além disso, cada um armazena as suas próprias informações e informações do seu antecessor. Isso impede que qualquer informação já registrada seja alterada.
No que diz respeito à transparência, como os dados podem ser visualizados por qualquer pessoa, isso facilita processos de auditoria, por exemplo, dando mais credibilidade aos processos realizados nessa rede.
E a característica de descentralização é atribuída devido à rede blockchain não pertencer a nenhum órgão regulamentador, governo ou entidade centralizadora. Na prática, ela é formada por computadores, denominados nós, espalhados pelo mundo.
Isso leva a outra camada de segurança: por não ser um banco de dados centralizado, o risco de sofrer ataques cibernéticos que gere a perda de informações é praticamente inexistente.
E que é preciso para trazer tudo isso para o seu negócio? Confira, agora, como implementar blockchain na sua empresa em cinco passos.
Como implementar blockchain em um negócio?
Se você precisa saber como implementar blockchain na sua empresa, os passos sugeridos para esse processo são:
identifique qual pode ser a aplicação da tecnologia blockchain;
escolha um tipo de rede blockchain;
defina qual plataforma será utilizada;
teste as aplicações;
inicie o processo de implementação.
Identifique qual pode ser a aplicação da tecnologia blockchain
Em um negócio, a tecnologia blockchain pode ser utilizada para diferentes vertentes. Por exemplo, seu uso pode otimizar processos, eliminar a necessidade de intermediários nas transações, gerar mais transparência nas operações, entre outras aplicações.
Por isso, o primeiro passo de como implementar blockchain em uma empresa consiste em estudar seu modelo de negócio e, com base no que é executado, identificar oportunidades de uso dessa rede.
Escolha um tipo de rede blockchain
Feito isso, o passo seguinte tende a ser a escolha de um dos tipos de rede blockchain existentes, sendo que as opções são:
público: sem restrições ou necessidade de permissão para acesso;
privado: criado e gerenciado por uma rede fechada, privativa;
híbrido: mistura dos dois tipos de blockchain anteriores;
de consórcio: rede privada de uso limitado para um grupo específico de pessoas.
Defina qual plataforma será utilizada
Em seguida, deve-se escolher uma plataforma blockchain que forneça o tipo de rede que deseja utilizar e que permita a execução de processos que tornem realidade as aplicações e usos que identificou no primeiro passo.
Uma das mais conhecidas é a rede Ethereum que viabiliza o desenvolvimento de aplicativos descentralizados — os chamados DApps, sigla para Decentralized Applications —, e também a criação de contratos inteligentes.
Os contratos inteligentes, ou smart contracts, são acordos autoexecutáveis firmados entre duas ou mais partes.
Em outras palavras, sua execução está atrelada a regras, que são estabelecidas previamente e, conforme são cumpridas, o contrato segue seu fluxo automaticamente, sem a necessidade de intervenção manual ou de terceiros.
Mas diversas outras plataformas blockchain podem ser utilizadas para esse e outros fins, a exemplo da AWS (Amazon Web Services), da Azure da Microsoft e da Oracle.
Nessa escolha, considere também o tipo de validação utilizada, que é o processo utilizado para constatar a veracidade das informações e dados inseridos nos blocos, que podem ser:
prova de trabalho ou PoW, sigla para o termo em inglês proof of work: baseada no poder computacional fornecido por pessoas físicas ou jurídicas;
prova de participação ou PoS, sigla para o termo em inglês proof of stake: se baseia no saldo de criptomoedas pertencente a quem quer participar do processo;
prova de capacidade ou PoC, sigla para o termo em inglês proof of capacity: tem como pilar o espaço de hard drive disponível do participante da validação.
Teste as aplicações
Para saber se todas essas escolhas darão certo e trarão os resultados esperados, é essencial testar as aplicações da rede blockchain, preferencialmente em ambientes reais. Desse modo, se tem a chance de fazer os ajustes necessários antes da implementação total, o que evita perda de tempo e dinheiro.
Inicie o processo de implementação
Com tudo ajustado, o último passo de como implementar blockchain em uma empresa é partir para a implementação completa da tecnologia nos processos escolhidos. Nesse momento, é bem importante contar com o suporte de especialistas e de técnicos da rede escolhida, a fim de evitar falhas nessa incorporação.
Modernize your supplier management today
Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.
Quais são as vantagens do uso da tecnologia blockchain?
A tecnologia blockchain é comumente relacionada às criptomoedas, a exemplo do Bitcoin. No entanto, seu uso não se limita a esse setor, e pode facilmente ser utilizada para aprimorar o mercado de serviços financeiros, a exemplo da implementação da DeFi, que são as finanças descentralizadas.
Tirando o foco do segmento econômico, logística, saúde, educação, direito, moda são apenas mais alguns exemplos de modelos de negócios que podem se beneficiar com a utilização de uma rede blockchain.
Entre as vantagens que mais se destacam, independentemente do setor, estão:
dispensa de intermediários para a realização de operações, o que também tende a reduzir os custos operacionais;
aumento da transparência e da segurança dos processos;
geração de novas oportunidades de negócios e serviços;
escalabilidade.
Ou seja, por mais que a blockchain tenha se tornado conhecida por conta dos criptoativos, sua utilização se amplificou e tem gerado vantagens e inovação disruptiva para os mais variados setores econômicos.
Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.
GET TO KNOW LINKANA
We are loved by all buyers of the future
Discover the stories of the corporations that are already reducing costs and risks with the best SRM in Brazil.
READ MORE CONTENTS